![]() |
Foto: Reprodução/ TV |
O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO) anunciou o início dos testes com o primeiro ônibus adaptado para melhorar a acessibilidade de pessoas com nanismo no estado.
O veículo, que opera na linha 715L (Cascadura x Santa Marta), circula em uma rota que conecta a capital à cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A principal mudança em relação aos veículos convencionais está na adequação da tecnologia embarcada. A câmera de reconhecimento facial, usada para validar a gratuidade de passagem, foi reposicionada alguns centímetros mais abaixo, ficando na altura ideal para passageiros de baixa estatura, logo próxima à roleta.
A iniciativa é considerada um avanço. A Associação de Nanismo do Brasil (ANAB) reconheceu a importância das mudanças para o grupo, mas salientou que outras adaptações ainda são cruciais para garantir a plena acessibilidade. Entre as melhorias pendentes, a ANAB destaca a necessidade de facilitar o embarque e a instalação de campainhas em posições mais baixas no interior do ônibus.
Os testes do DETRO representam um passo importante na busca por um transporte público mais inclusivo no Rio de Janeiro.