A Polícia Civil prendeu dois homens apontados como integrantes de uma milícia atuante em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (8), no bairro Parque Araruama, e é um desdobramento da Operação Asfixia, que visa reprimir grupos narcoterroristas e milicianos na região.
Segundo a delegada titular da 64ª DP (São João de Meriti), Dra. Carla Ferrão, as investigações apontavam que os criminosos estavam realizando a extorsão de comerciantes no Parque Araruama.
Uma equipe de inteligência da 64ª DP identificou a dupla em um veículo HB20 branco. Os policiais montaram campana por volta das 10h da manhã e observaram os suspeitos parando em diversos estabelecimentos comerciais. Um deles desembarcava e rapidamente retornava ao carro, enquanto o outro aguardava na direção.
A abordagem foi realizada na Avenida Presidente Castelo Branco. Durante a revista, os policiais encontraram dinheiro em espécie totalizando R$ 554,00, que os suspeitos admitiram ser o "recolhe" semanal feito em nome da milícia.
Material apreendido
No interior do veículo, a Polícia Civil apreendeu:
Uma pistola 9mm (arma de fogo de uso restrito), municiada e com carregador.
Um rádio transmissor.
Duas capas de colete tático no porta-malas.
Em seguida, os policiais se dirigiram à residência de "Quitungo", apontado como um dos líderes da milícia na área, onde foram apreendidos mais dois carregadores de pistola 9mm com cerca de 43 munições.
Todo o material, incluindo o veículo, foi apreendido e levado para a 64ª DP. Os dois criminosos foram autuados em flagrante e permanecem presos, à disposição da Justiça.