Inspiradas em lendas como Marta e Cristiane, o sonho do futebol profissional ganha força entre as jovens de Belford Roxo. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, lançou o projeto "Por Elas", uma iniciativa do Programa Viva Bem que busca promover bem-estar e abrir portas no esporte de alto rendimento para meninas da região.
O projeto não é apenas uma escolinha, mas um Centro de Performance Esportiva focado no desenvolvimento completo de atletas. As atividades atendem até 90 meninas de 13 a 18 anos no Campo do Zé Macaco, em Andrade de Araújo. Os treinos intensivos ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h.
Disciplina e Oportunidade de Futuro
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodolfo Carvalho, destacou que após a estabilização da Segurança Pública no município, o foco do governo se expandiu para setores como esporte e cultura. “A Prefeitura passou a investir em outros setores como cultura, esporte e lazer”, afirmou.
O "Por Elas", que teve sua aula inaugural em 5 de novembro, vai além do campo. Uma das exigências para as participantes é a continuidade nos estudos, garantindo a formação integral das jovens.
A coordenadora Lorena Turbuk, que atua ao lado dos profissionais Wesley, Laila e Éverton, explica que o foco é o aperfeiçoamento técnico e a disciplina. "Aqui, elas aperfeiçoam toque de bola, domínio, cabeceio, passes, arremates e, principalmente, disciplina”, explicou.
Histórias que Inspiram
O projeto já reúne jovens com grandes ambições. A zagueira Mariana Soares, de 14 anos, natural da Bahia e fã de Marta, sonha alto. “Sempre amei futebol. Estou no ‘Por Elas’ para realizar esse sonho”, disse. Sua mãe, Juliana Soares, expressou o apoio: “Ela é esforçada e vai conseguir. Esse projeto é maravilhoso”.
Outro talento é Maria Eduarda, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Heliópolis e inspirada por Marta e Formiga. “Assim que soube do projeto me inscrevi. Quero evoluir como zagueira”, contou.
O projeto demonstrou seu lado acolhedor ao receber até mesmo Samara dos Santos, de 21 anos, que estava acima da faixa etária. Emocionada, ela relatou que, apesar da idade limite para clubes, o "Por Elas" se tornou um espaço de esperança para não desistir.
Com cinco profissionais dedicados, a missão do "Por Elas" é clara: descobrir novos talentos, potencializar habilidades e, acima de tudo, formar cidadãs, fortalecendo a autoestima e a visão de futuro das meninas de Belford Roxo.
As inscrições para o projeto são gratuitas e podem ser feitas através do link disponível no Instagram oficial: @porelascpe.
