Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Festival Literário da Diáspora Africana chega à 13ª edição em São João de Meriti

sexta-feira, novembro 21, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada


O 13º Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (FLIDAM) reuniu na quarta-feira (19-11), escritores, artistas e representantes diplomáticos no Espaço Marinheiro João Cândido. Organizado pela Academia de Letras e Artes de Meriti em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti e o IFRJ Campus Meriti, o evento deste ano teve como tema “Agudás”, em referência aos africanos libertos que retornaram ao continente após viverem no Brasil.

A participação dos cônsules Mateus de Sá (Angola) e Pedro António dos Santos (Cabo Verde), reforçou a dimensão internacional do festival e aproximou o diálogo com países africanos de língua portuguesa. Representantes locais também estiveram presentes no encontro para a memória e as tradições afro-brasileiras na Baixada, nomes como Frei Tatá, Jorge Florêncio, Letícia Florêncio e Renan Moura.

Ao abordar os “Agudás”, o festival retomou um capítulo muitas vezes pouco lembrado da história da diáspora, trazendo debates sobre retorno, ancestralidade e reconstrução identitária. As atividades incluíram mesas literárias, apresentações musicais, palestra, exposição de artesanato, apresentações musicais, oficinas e rodas de conversa.

O presidente da Academia e organizador do evento, Ney Santos, destacou a relevância do evento na cidade. “Nosso festival traz para a nossa essência tudo que nossos antepassados nos deixaram. Precisamos cultivar essa rica cultura, e muitos ainda precisam conhecer essa história da cultura afro”, afirmou Ney. O subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Pierre Meireles, lembrou que o festival já faz parte do calendário cultural do município. “O FLIDAM, chegando à sua 13ª edição, demonstra a importância de trazer a africanidade, a literatura e a arte como ferramentas de transformação social. Temos um prazer enorme em apoiar o evento que é um grande sucesso”, contou Pierre.

A ativista cultural, mãe Ethy de Yemanjá, comentou sobre o encontro anual. “Participo desde a primeira edição, e este evento se tornou um marco em Meriti. Celebramos o mês de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, um período dedicado ao povo preto, para discutirmos nossas lutas, dificuldades e reafirmarmos nossa história”, frisou mãe Ethy, ao lado da filha Samira.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar