Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

RJ terá 200 mil câmeras com IA e instalações irão começar por Belford Roxo e Copacabana

quinta-feira, janeiro 22, 2026

/ by Jornal Destaque Baixada


O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou e lançou em Diário Oficial, nesta quinta-feira (21/01), a abertura de uma licitação para a instalação de mais de 200 mil câmeras de segurança em todo o estado do Programa Sentinela de Monitoramento. O programa deve custar cerca de R$ 2 bilhões e será o maior equipamento de monitoramento da América Latina, reforçando e fortalecendo a Segurança Pública em todo o Estado, criando também uma maior integração entre Estado e municípios, fundamental no combate aos vários tipos de crimes (violentos, roubos e furtos de rua, tráfico de drogas, além de crimes ambientais e vandalismo). O município de Belford Roxo e o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, devem ser as duas primeiras regiões contempladas com os novos equipamentos nos próximos seis meses.

O lançamento oficial do programa, realizado na sede do Governo do Estado, na Zona Sul, contou com as presenças do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Polícia Militar e Polícia Civil, Coronel PM Menezes e Felipe Curi, prefeitos, autoridades e representantes da Segurança Pública do Rio de Janeiro.

O Programa Sentinela tem como principal objetivo integrar todos os centros de monitoramento do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo as ações de segurança pública e ampliando a aplicação da tecnologia também em áreas como meio ambiente e urbanismo. A licitação para a implantação do sistema está prevista para iniciar em 23 de fevereiro. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2 bilhões.

O Programa Sentinela utilizará câmeras de alta resolução com tecnologias de reconhecimento facial, leitura automatizada de placas de veículos e análise inteligente de imagens.

Desde o início da gestão do prefeito Márcio Canella, em janeiro de 2025, o município tem sido o de maior destaque na área de Segurança Pública do Estado, com a implementação de diversos programas que reduziram os índices de criminalidade no município. Belford Roxo conquistou o 1º lugar no Sistema Integrado de Metas (SIM) em todo o Estado do Rio de Janeiro, liderando o ranking ao longo de todo o segundo semestre de 2025 na redução dos índices criminais.

Entre os programas criados pelo prefeito Márcio Canella, destaque para o “Barricada Zero” que retirou todas as barricadas do município, e devido ao sucesso do programa, o governador Cláudio Castro implementou em todo o Estado. O prefeito criou também a Ronda da Madrugada, reforçando a segurança nos horários de saída dos moradores para o trabalho, evitando roubos e assaltos, além do Disque Canella, um canal de comunicação que recebe denúncias dos moradores. Houve ainda a instalação de cabines da Polícia Militar, bases operacionais do Programa Estadual de Integração (Proeis), apoio da guarda municipal e ações da Secretaria de Segurança Pública e demais secretarias. A cidade está ganhando ainda 16 pórticos eletrônicos em todas as divisas de Belford Roxo com outros municípios, com câmeras de segurança 24h.

“Quando a Prefeitura trabalha ao lado das Forças de Segurança, o maior beneficiado é o povo. Continuarei trabalhando muito para dar mais qualidade de vida e segurança à população”, destacou o prefeito Márcio Canella.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar