Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados promove capacitação com agentes comunitários e enfermeiros

sexta-feira, junho 29, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Para facilitar cada vez mais o acesso da população à saúde pública, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), começou a oferecer na última quinta-feira (28) uma capacitação para os agentes comunitários e enfermeiros. A iniciativa tem por objetivo a qualificação dos servidores para que possam começar a regular os pacientes na própria unidade básica. O curso terá duração de um mês e, em seguida, a proposta será encaminhada ao Conselho Municipal de Saúde para a implantação.

As unidades poderão regular os pacientes para os exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o objetivo principal é diminuir as filas e o tempo de espera do paciente. "A iniciativa irá oferecer mais conforto e comodidade para os moradores, principalmente para os que moram longe do setor de regulação que hoje funciona no prédio anexo ao CETHID", explicou a gestora.

O Coordenador da Regulação, Altamiro Costa, cadastrou os profissionais no SISREG (Sistema de Regulação) e explicou o passo a passo para mexer na plataforma. "Regulamos aproximadamente 6 mil pessoas por mês, com essa descentralização conseguiremos dar maior agilidade ao processo de marcação de outros exames, consultas e cirurgias", explicou.

Para a Coordenadora da Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, do bairro Fanchem, Raquel Meireles, o novo método facilitará a vida dos pacientes da sua unidade. "Antes, eles tinham que sair da nossa clínica e ir na regulação que é do outro lado da cidade para marcar o exame, agora eles já sairão da consulta com tudo marcado, sem transtorno e sem se preocupar com a locomoção", declarou.

Atendimentos aumentaram 58,09 %

De acordo com o relatório do último quadrimestre, referente aos meses de janeiro a abril, o setor de regulação municipal registrou um aumento de 58,09% nos números de marcação de consultas, tendo como destaque: exames laboratoriais e de imagens.

Para a marcação de outros exames, consultas ou até mesmo cirurgias, os moradores de Queimados podem procurar o setor de regulação, localizado na Rua Onze, S/n, Vila Pacaembu (anexo ao CETHID), com identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e o encaminhamento médico. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar