Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados capacita professores da rede municipal em recursos visuais de ensino sobre trânsito

quinta-feira, setembro 27, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Para capacitar professores da rede municipal de educação acerca de novos métodos de ensino sobre o trânsito, a Prefeitura de Queimados promove, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), o programa “Caminhos para a Cidadania”. Resultado de uma parceria entre a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto CCR NovaDutra, o curso acontece no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), no bairro Pacaembu.

A iniciativa visa inserir conteúdos sobre trânsito e cidadania no currículo dos 4º e 5º anos do ensino fundamental e, assim, reforçar a temática na vida das crianças. A palestrante, Priscila Lundstedt, acredita que essa é a melhor forma de criar pequenos multiplicadores de informação.

“Após aprender o que pode ou não ser feito no trânsito, os alunos começam a observar os seus responsáveis e muitos até reprimem os adultos quando cometem algum erro, como, por exemplo, não usar o cinto de segurança”, explicou a educadora.

Durante os dois dias de aprendizado, os professores são divididos e, grupos e realizam dinâmicas para contar histórias. Os educadores também recebem orientações para o uso do aplicativo “Stop Motion” (que desenvolve vídeos) e de histórias em quadrinhos como técnicas especiais para que a educação no trânsito seja aplicada de forma criativa e visual aos alunos em sala de aula.

“Para se sentir estimulado a aprender, o aluno precisa de um professor motivado a ensinar, por isso, quando oferecemos possibilidades de capacitação aos nossos profissionais, estamos valorizando o seu trabalho. Assim, as aulas ganham um incentivo as e crianças ficam mais interessadas em participar”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos. 

Com a mão na massa para ilustrar a sua história sobre o trânsito, a professora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rosemar Oliveira (55), acredita que é importante tratar sobre o assunto com os alunos.

“É um tema que está sempre presente no cotidiano deles, pois muitos usam o meio de transporte para chegar até a escola, outros por morarem perto vão andando e precisam saber o local certo de atravessar a rua, se é o momento dele passar ou dos carros, por exemplo”, afirmou a educadora.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar