Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Escolas municipais de Nova Iguaçu fazem simulado de desocupação

quinta-feira, novembro 29, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Alunos de 14 escolas municipais de Nova Iguaçu participaram, nesta quinta-feira (29), Dia Estadual da Redução de Riscos de Desastres, de um grande exercício de desocupação de emergência das unidades de ensino. A simulação promovida pela Defesa Civil envolveu 5.501 pessoas, sendo 4.974 estudantes e 527 funcionários. O treinamento faz parte do projeto ‘Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’, que tem como objetivo desenvolver uma cultura de prevenção não só no âmbito escolar como em toda a cidade.

O simulado desta quinta-feira aconteceu em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e, segundo o tenente coronel Ribeiro Lopes, subsecretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, dentre todos os participantes, Nova Iguaçu foi o que envolveu o maior número de escolas e também de alunos e funcionários. Somente na E. M. Monteiro Lobato, no Centro, quase mil pessoas participaram da atividade. Quando a sirene soou, simulando um alerta de incêndio, todos deixaram a unidade em quatro minutos e 32 segundos, o melhor tempo registrado pela escola.

“Estivemos aqui recentemente e fizemos uma semana de palestras com todos os alunos e um dia de treinamento. Hoje eles reduziram em um minuto o tempo de evacuação. Isso mostra que, se bem treinados, os alunos e funcionários são capazes de abandonar as dependências da escola de forma segura”, afirma o tenente coronel Ribeiro Lopes. Ele explica que o tempo ideal de desocupação depende da unidade escolar. “Cada escola tem sua particularidade como tamanho e quantidade de estudantes. Há unidades em que é possível concluir o treinamento em um minuto e meio”.

O simulado foi acompanhado de perto pela secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, que parabenizou a Defesa Civil pelo projeto realizado nas escolas ao longo de todo o ano. “É com grande alegria que participamos deste evento. Além de trabalharmos para garantir educação de qualidade, estamos trabalhando pela segurança e bem-estar dos nossos alunos e funcionários”, disse a secretária.

A diretora da E. M. Monteiro Lobato, Maria Fátima, comemorou o resultado e disse que seus alunos e funcionários estão aptos para desocupar a unidade de forma calma e ordenada, conforme as instruções recebidas. “Ficou bem claro para todos que não adianta sair correndo, pois podem se machucar. Hoje os alunos e funcionários cumpriram à risca o que foi determinado. Esperamos que não seja necessário, mas se houver emergência estão todos prontos”, garantiu.

29/11/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar