Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mais de 2 mil pessoas atendidas durante Outubro Rosa em Mesquita

quinta-feira, outubro 31, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Mais de 2 mil atendimentos de exames preventivo de câncer de colo de útero e de mama foram realizados durante o mês de campanha do Outubro Rosa, em Mesquita. O último dia foi comemorado nesta quinta-feira, 31 de outubro, com um café da manhã na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na Avenida União, nº 676, bairro Santa Terezinha, em frente à secretaria de Saúde.

Sem interromper os atendimentos, que passa dos 16 mil por mês, em 25 especialidades, os funcionários serviram por todos os andares um café da manhã, com direito a sucos, frutas variadas, biscoitos, bolos e salgadinhos. 

Enquanto isso, no saguão da policlínica se ouvia música ao vivo para todos os gostos. “Estou adorando isso aqui”, dispara dona Maria Lúcia da Soledade, 70 anos, depois de ser atendida. Assistente Social do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), Josiany Nunes de Souza Nascimento disse que foram realizados, no período de 01 a 26 de outubro, 1.578 exames preventivos, enquanto ultrassonografia de mama e mamografias, 524 exames, totalizando 2.102 atendimentos. Equipes de trabalho não descartam que a maior dificuldade encontrada durante a campanha é a conscientização de que o exame preventivo ajuda a cuidar da doença, quando detectada em sua fase inicial, evitando o agravamento da situação.

A coordenadora do Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita (CEMCAM), Adriana Vasconcelos, uma das organizadoras do café do último dia do Outubro Rosa, disse que, “na verdade, a campanha não se encerra nesta data, pois o atendimento à saúde da mulher não para e vai continuar o ano todo”. Para a gerente de enfermagem, Maria Alice, outra responsável pelo evento, “o objetivo é proporcionar momentos de alegria e descontração para todos”, acentua. E alegria foi o que não faltou em dona Maria Lúcia, conhecida como Tia Lúcia. “Teve gente que não podia comer nada antes do exame. Eu fui uma dessas. Mas após o exame comi a vontade e estou ouvido música, matando a saudade dos velhos tempos. Isso aqui tá maravilhoso”, comemora. 

Diretor da Policlínica, Márcio Pereira da Silva, comenta que todos os setores de saúde estão em pleno funcionamento, em todas as 25 especialidades, e o volume de atendimento deverá aumentar ainda mais com a instalação de novos serviços de saúde a serem inaugurados pelo prefeito Jorge Miranda. O secretário de Saúde, Dr. Emerson Trindade, que agradeceu a colaboração de todas as equipes de trabalho, disse que o prefeito irá entregar à população de Mesquita, seis novas clínicas da família, iniciando pela São José, cujas obras já estão em fase de finalização.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar