Belford Roxo vai à praça combater a hanseníase - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

30/01/2020

Belford Roxo vai à praça combater a hanseníase


A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta quinta-feira (30-01), na Praça Getúlio Vargas, Centro, uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Técnicos da Secretaria Executiva de Epidemiologia estiveram no local fazendo exames, distribuindo folhetos, explicando as principais causas e sintomas da doença, e encaminhando para o tratamento, quando necessário. No município, 78 pessoas estão tratando a doença, sendo que 40 são novos casos.

“Realizamos campanhas de conscientização também nos postos de saúde no Parque São José, onde descobrimos mais cinco novos casos na região”, informou a médica Marinéa de Sousa Moreira, que é gerente do Programa Municipal de Combate à Hanseníase. O Ministério da Saúde classifica a doença de acordo com número de manchas. Se tem até cinco manchas é classificado com PaucIbacilar (tem poucos bacilos) e se tem mais de cinco manchas é Multibacilar (muitos bacilos).

Moradora do bairro Santa Amélia, Ilda Ribeiro, Domingues, 74 anos, estava passando pelo Centro quando recebeu um dos folhetos informativos e decidiu ouvir as orientações. “Tenho uma mancha na pele e fui até o stand para saber se tenho a doença. A médica me atendeu muito bem e serei encaminhada para realizar exames. Ações como essa são ótimas, pois ficamos em casa com sintomas, mas não sabemos o que é”, disse Ilda.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada pelo bacilo de Hansen Mycobacterium leprae com sintomas de área do corpo dormente, manchas avermelhadas, esbranquiçadas, castanhas parcialmente ou totalmente dormentes (perda da sensibilidade térmica dolorosa e tátil), caroços na pele, pés e mão dormentes, queda de pelos dos cílios e das sobrancelhas. Sua transmissão é por vias aéreas superiores.

Atualmente, o atendimento é realizado no CACE (Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico) no bairro Santa Maria, na Policlínica Neuza Brizola (Centro), Policlínica de Heliópolis, Policlínica do Idoso (Farrula) e na unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Parque São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages