Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Rio enfrenta dificuldades para conseguir respiradores

domingo, maio 03, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

O estado do Rio de Janeiro, tentou adquirir mil respiradores, para apoiar não só a sua rede, como todos os municípios do interior do estado. Mas, assim como outros estados, São Paulo e Bahia por exemplo chegaram a pagar adiantado por equipamentos que ainda não foram entregues, o estado do Rio de Janeiro passa por dificuldade em receber suas encomendas, especialmente para pagamento a posterior. 



"O fato real que temos é que todos os estados brasileiros, assim como o Governo Federal tinha uma grande encomenda de equipamentos da China e não os recebeu, estão com dificuldades de recebê-los. Não porque não estão se empenhando, mas pela falta dos recursos no mercado. Mesmo grandes empresas e bancos que estão tentando fazer aquisições diretas para apoiar o Governo Federal e os estados não têm tido êxito, mesmo com dinheiro e logística e a potência que representam no mundo como um todo." Disse o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos.



O Brasil é um país que ficou no final da fila com relação à infecção pelo Covid-19, atrás de países asiáticos, europeus e norte-americanos. Isso nos trouxe uma grande vantagem competitiva, que era entendermos a importância do isolamento social, e uma grande desvantagem competitiva, porque respiradores e outros insumos já não estavam mais disponíveis para fácil aquisição. Diante dos fatos concretos que temos, o isolamento social amplo é a nossa melhor arma para manter adequada a relação entre necessidade de leitos e oferta de leitos. "Por mais que estados e municípios se esforcem para a abertura de leitos, haverá um teto no número máximo possível, principalmente pela falta de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Não porque não queremos contratar, mas porque não se forma esses profissionais da noite para o dia." disse o secretário.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

03/05/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar