Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu amplia acolhimento psicológico aos funcionários

terça-feira, junho 02, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

A pandemia do novo coronavírus modificou a rotina dos profissionais da saúde de Nova Iguaçu que atuam na linha de frente do atendimento aos paciente da Covid-19. Para auxiliá-los nesta luta diária e também preocupada com a saúde mental de cada um, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ampliou o acolhimento feito por psicólogos na rede de urgência e emergência, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e as Upas de Vila de Cava, Comendador Soares, Austin e Patrícia Marinho. As consultas acontecem presencialmente, em cada unidade, e em alguns casos, pela internet.

“Em muitas ocasiões, o estresse, o cansaço, a ansiedade e o medo aparecem em quem está na linha de frente. Por isso, há psicólogos em unidades para acolher e cuidar destes funcionários com assistência especializada”, afirma o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto, que elogiou o trabalho, desde a equipe médica ao administrativo. “São verdadeiros heróis unindo forças e dedicados a salvar vidas”.

No HGNI, desde abril, já foram realizados cerca de 80 atendimentos, destes, doze, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e do setor do laboratório, estão em acompanhamento. “Observamos que havia uma grande quantidade de funcionários preocupados com a doença. Então, decidimos intensificar o trabalho psicológico com eles”, explica a coordenadora de psicologia, Ana Claudia Bello.

A psicóloga Dayane de Oliveira, de 27 anos, que atende na Unidade 24h de Vila de Cava, na unidade de Vila Operária e na sede da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância desta iniciativa. “Esse acolhimento aos profissionais é muito importante, pois cuida de quem está diretamente lidando com o sofrimento do paciente e da família. Tem sido um trabalho fundamental para que esses profissionais possam falar sobre suas angústias e sofrimentos”.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar