Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cruz Vermelha Brasileira e Dados do Bem ampliam parceria contra a COVID-19 no Rio

quarta-feira, setembro 02, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

A Cruz Vermelha Brasileira e a iniciativa Dados do Bem expandem a parceria contra a COVID-19 no Rio de Janeiro e passam a disponibilizar testes RT-PCR na sede da organização no Centro da capital carioca. As instituições estão trabalhando juntas no enfrentamento à pandemia desde em 13 de julho e, até o dia 10 de agosto, atenderam três mil pessoas nas operações em São Gonçalo e no Centro do Rio. Inicialmente, eram utilizados apenas testes imunosorológicos. Nesta nova etapa, que acontece exclusivamente na sede da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, a expectativa é que sejam atendidos mais três mil usuários do Dados do Bem.

Liderado pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox, Dados do Bem combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Através da parceria, o projeto vai alcançar mais pessoas na capital do estado.

O ponto de partida do “Dados do Bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à COVID-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. 

Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes RT-PCR, que ocorrerão na Sede da Cruz Vermelha Brasileira, no centro do Rio. Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Os voluntários da Cruz Vermelha Brasileira poderão fazer até 120 testagem por dia.

“Dados do Bem” não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes.

Dados do Bem está em operação no Rio de Janeiro desde o dia 28 de abril e hoje também está presente em Minas Gerais (Juiz de Fora) e Goiás. O projeto já conta com mais 890 mil downloads, dos quais 643.624 pessoas fizeram a autoavaliação respondendo perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. De todas que preencheram o questionário, 113.910 foram testadas até a data de corte do estudo, início desta terça-feira, dia 01/09, e, dessas, 15% (17.552) receberam o resultado positivo para o coronavírus. Essas informações já estão disponíveis em tempo real no próprio aplicativo.

A Cruz Vermelha Brasileira segue promovendo ações de combate ao novo coronavírus. Através da campanha “Estamos Prontos”, a instituição já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas no Brasil.

Informações sobre a operação com a Cruz Vermelha

A parceria com a Cruz Vermelha inicialmente é destinada para operação no Rio de Janeiro.

Na capital, a operação é realizada na sede da Cruz Vermelha, localizada Praça Cruz Vermelha, 10 – Centro. Os testes serão realizados de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h.

Sobre a iniciativa DADOS DO BEM

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox, DADOS DO BEM (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. DADOS DO BEM faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a COVID”, que ainda inclui outras frentes de estudo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar