Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Trotes representam 30% das chamadas recebidas pelo Samu de São João de Meriti

quarta-feira, fevereiro 17, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
Entre atendimentos e trotes - Uma conversa com o coordenador médico do Samu Meriti.

O Samu de São João de Meriti desenvolve um trabalho importante para a cidade e o número de atendimentos aumentou: de 2017 até o final do ano passado foi registrado uma alta de 452% nos trabalhos realizados. Para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da unidade e o trabalho das equipes, conversamos com o coordenador médico do Samu, Luiz Felipe de Almeida.

“Além do atendimento primário de urgência e emergência em residência, nós fazemos mais serviços, como o de verificação de óbito. Quando ocorre uma morte em residência, o familiar deve ligar para o 192 e informar o que aconteceu que enviaremos uma ambulância para fazer a declaração, se não for uma morte suspeita. Outro serviço é o de transferência, caso o paciente precise de algum tipo de atendimento que as nossas unidades não possam oferecer. E, por último, o transporte de pacientes acamados que estão com consultas marcadas em qualquer unidade de saúde."

Felipe também falou das aquisições que foram feitas a partir de 2017.

“Até o início de 2017 tinha apenas uma ambulância funcionando e hoje temos dez. Isso é uma conquista do povo de Meriti.”

Um tema muito importante a ser abordado é sobre os trotes. Segundo o coordenador, 30% das ligações recebidas pela central de atendimento são falsas. Na grande maioria das vezes, a equipe consegue identificar e evitar o deslocamento da ambulância, mas não é sempre.

“A cada atendimento falso, recursos são disponibilizados, equipes são mobilizadas e acabamos perdendo tempo com um atendimento que não é verdadeiro. Isso deixa um chamado real sem socorro. Tenho o sentimento de pura frustração. É um absurdo que, em pleno 2021, uma pessoa se disponibilize a ligar para abrir um falso chamado. A gente deixa de atender pessoas que realmente precisam por conta disso”, disse.

É importante ressaltar que o Samu faz atendimentos de casos de baixa, média e alta complexidade. Com os trotes, vidas podem ser perdidas.

A base do Samu de São João de Meriti está localizada na Avenida Presidente Lincoln, 1.050 - Jardim Meriti. Em caso de uma urgência real ligue para 192.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

19/02/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar