Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo realiza audiência pública Mulher em Foco

segunda-feira, março 29, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher (Semascm) de Belford Roxo realizou na última sexta-feira (26-03), uma audiência pública “Mulher em foco: Exerça seu direito de ser!”, em alusão ao mês da mulher. Durante o encontro, autoridades e mulheres protagonistas do município trataram de assuntos relacionados a políticas públicas voltadas para a mulher. A mesa foi formada pela deputada federal Daniela do Waguinho, a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Brenda Carneiro, a subsecretária da Mulher, Cristiane Guedes, a guarda municipal Érika Gonçalves e a médica do Hospital Fluminense, Sara Neto.

Depois de apresentar um vídeo sobre sua rotina na Câmara dos Deputados e os projetos de lei em que é autora e coautora, a deputada federal Daniela do Waguinho chamou atenção para a reflexão do mês da mulher. “Uma de minhas prioridades sempre será garantir os direitos das mulheres. Quando cheguei em Brasília, em 2019, me deparei com muito machismo e preconceito, mas aceitei esse desafio com coragem e vontade de fazer. São 513 deputados, sendo 78 mulheres, mas segundo pesquisas, nos sobressaímos com a quantidade de projetos e o empenho na Câmara dos Deputados”, ressaltou a deputada, que recebeu uma moção de reconhecimento e aplausos.

Para a secretária Brenda Carneiro foi um grande desafio assumir a pasta. “Mas como mulher não sou de correr de desafios, principalmente em um governo atuante. Durante todo o mês realizamos encontros e ações em prol da mulher”, explicou a secretária. “Após a inclusão da Mulher na secretaria, reforçamos ainda mais o comprometimento com as pautas femininas, ganhamos um novo equipamento, o Ceambel, onde sempre faço visitas para acompanhar as usuárias e garantir que tenham acesso a seus direitos”, concluiu Brenda.

Parceira da Semascm, a guarda municipal Érika Gonçalves já atuou na Patrulha Maria da Penha e já participou de palestras e ações realizados pelo setor. “Estou há cinco anos na Guarda Municipal de Belford Roxo e mesmo tendo passado por um concurso público, com testes psicológicos, físicos, ainda sofro preconceito e inferioridade ao ser questionada se uma mulher pode fazer parte da segurança pública. Não só posso como faço a diferença no meio em que vivo. Empoderamento é o que aconteceu nesse evento, mulheres levando conhecimento para outras e que não permitem que ninguém as inferiorizem”, destacou.

“Estou há tempos na política do município, em um ambiente que era predominantemente masculino quando eu era vereadora. Foi muito importante retornar a esta Casa que agora está cheia de mulheres, o que mostra que somos protagonistas em nossa cidade”, afirmou a subsecretária da Mulher Cristiane Guedes. A cantora Elaine Matos participou do encontro e se apresentou “É uma honra com a minha música poder alcançar outras mulheres”, resumiu.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar