Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita finaliza convocações dos grupos prioritários da campanha contra Covid-19

terça-feira, junho 01, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Mesquita convoca para a vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira, dia 2 de junho, os grupos prioritários que faltam ser imunizados na campanha de vacinação contra covid-19. Assim, serão imunizados os profissionais de forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário, transportes aéreos e aquaviários; trabalhadores portuários e industriais; e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Para isso, eles precisam apresentar um comprovante de vínculo empregatício ativo com uma destas categorias.

Além disso, quem faz parte de algum dos grupos prioritários já chamados anteriormente poderá receber a vacina. Ou seja, todos os profissionais da Educação que estão em atividade e atuam na cidade, tanto na rede pública quanto na rede privada, gestantes e puérperas com comorbidades a partir dos 18 anos, público com comorbidades ou deficiência permanente a partir de 18 anos, moradores de Mesquita a partir de 60 anos e profissionais de saúde que atuam ou moram na cidade e ainda não receberam a primeira dose podem procurar qualquer um dos três postos de vacinação. Exceto as gestantes e puérperas, que precisam necessariamente se dirigir às clínicas da Família Jacutinga ou São José. Os outros grupos podem ir também ao drive-thru montado no Paço Municipal.

Documentos

Todas as pessoas que buscarem a vacina contra covid-19 em Mesquita deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Na vacinação dos profissionais da Educação, é preciso apresentar, obrigatoriamente, encaminhamento emitido pela própria Secretaria Municipal de Educação. Mas o documento já foi enviado às unidades escolares.

Quanto às grávidas e puérperas a partir de 18 anos, é preciso levar original e cópia do relatório/pedido médico, indicando a comorbidade ou a indicação da aplicação da vacina. Quem é portador de alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde também apresenta original e cópia de prescrição ou relatório médico para a vacina. No entanto, especificamente no caso dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar com a última receita nominal prescrita pelo médico. Os profissionais de saúde precisam comprovar a vinculação ativa com o serviço de saúde ou apresentar declaração emitida pelo serviço de saúde. Além disso, caso se trate de um morador de Mesquita que trabalhe em outra cidade, é preciso apresentar comprovante de residência. Outra exigência é a apresentação da carteira do respectivo conselho.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, “a deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento comprobatório, incluindo qualquer laudo da rede pública ou particular, independente de prazo de validade, que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência”.

Descrição do grupo prioritário das pessoas com deficiência permanente

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, descreve as características de cada grupo prioritário, estabelecendo quem deve ou não ser vacinado nesta fase. Em relação às pessoas com deficiência permanente, a indicação é de que se tratam das pessoas com:

1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

2 – Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo;

3 – Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, mesmo com uso de óculos;

4 – Alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Segunda dose

Quem tomou a primeira dose de AstraZeneca ou CoronaVac e já está no prazo para receber a segunda dose pode se dirigir a qualquer um dos três postos de vacinação contra covid-19 da cidade. Isso porque tanto o drive-thru quanto as clínicas da Família Jacutinga e São José têm espaços exclusivos para a aplicação de segunda dose.

Postos de vacinação em Mesquita nesta segunda-feira:

– Drive-thru do Paço Municipal – Entrada pela Avenida Brasil, na Coreia. Segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábados, das 8h às 14h.

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº. Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 8h ao meio-dia.

– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha. . Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, das 8h ao meio-dia.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar