Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Com estoque crítico, Hospital Geral de Nova Iguaçu convoca população para doar sangue

quarta-feira, julho 28, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está com o estoque crítico e precisa de doações de sangue. A unidade, que tem capacidade para atender até 40 doações de sangue por dia, vem recebendo menos de 15 doadores. A queda ocorre com maior frequência neste período de pandemia. São necessárias 600 bolsas por mês para manter o estoque abastecido, porém, a unidade tem registrado uma média de cerca de 350 doações. Os interessados em doar podem comparecer no banco de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Por ser uma das únicas emergências de portas abertas na Baixada Fluminense, referência em trauma e casos de alta complexidade, com pacientes que muitas das vezes necessitam de transfusão, o HGNI precisa garantir as reservas sanguíneas para manter a assistência. O hemonúcleo vem seguindo um rígido protocolo sanitário neste período de pandemia, como o uso de máscara, álcool gel, higienização das mãos ao entrar e deixar a unidade e o distanciamento social, medidas adotadas para dar segurança ao doador e aos funcionários.

Para doar é preciso ter entre 18 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 anos precisam ser doadores de sangue com regularidade. É necessário estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos e levar documento original com foto. Pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar sete dias, enquanto aquelas que foram acometidas pela doença precisam esperar 30 dias. Imunizados contra a gripe poderão fazer a doação após 24h. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem ingeriu comida gordurosa nas últimas quatro horas ou bebida alcoólica no dia anterior. Menores de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis que pode ser preenchida no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar