Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa para bovinos e bubalinos continua em Japeri - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

terça-feira, novembro 23, 2021

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa para bovinos e bubalinos continua em Japeri

Fotos: Igor Lima / Divulgação

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para os bovinos e bubalinos continua até dia 30 de novembro em Japeri. Para garantir a proteção dos animais, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, está aplicando os imunizantes, além de doar as vacinas aos pequenos produtores. A meta do município é imunizar 100% do público-alvo com até dois anos de idade.

A vacinação contra a febre aftosa é fundamental para desenvolver imunidade no rebanho, já que a doença é causada por vírus altamente contagioso que provoca febre e aparecimento de vesículas e pode ser transmitida pela salina, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos bichos contaminados.

De acordo com o secretário da Pasta, José Maurício, a iniciativa visa erradicar a doença no município. “Já realizamos a primeira fase da campanha na cidade que foi um grande sucesso, pois conseguimos alcançar a meta de imunização. Agora, estamos novamente prestando todo suporte possível aos produtores rurais em busca de proteger os rebanhos de Japeri. Vamos percorrer as principais regiões agrícolas para isso”, destacou o gestor.


O produtor rural, Francisco da Silva (56), do bairro Belo Horizonte, teve seus rebanhos imunizados nesta terça-feira (23). Ao todo, 31 dos seus animais foram protegidos contra a doença.

A febre aftosa não está totalmente erradicada no Estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura. Caso o animal apresente algum sintoma como vesículas (aftas) na região da boca e pés, salivação excessiva, dificuldade para alimentar-se, febre, inquietação, entre outros, o produtor deve notificar imediatamente a Semap. O órgão fica localizado na Estrada Ary Schiavo, 992, Santa Inês.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

23/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages