Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Dividida em cinco episódios, ‘Expedição Rio’ apresenta o Rio de Janeiro como muitos cariocas ainda não conhecem

quinta-feira, novembro 18, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Explorar diferentes lugares, conhecer novas histórias, descobrir outras culturas e realidades fora do burburinho do Rio de Janeiro. A partir do dia 20 de novembro, ‘Expedição Rio’ convida os cariocas a (re)conhecerem a própria cidade. A proposta é passear por lugares pouco explorados e descobrir novas histórias e muitas culturas. Pedro Bassan e Daniella Dias vão caminhar por locais periféricos e poucos conhecidos, mas que revelam o modo de vida e a história de personagens que emocionam. Ao longo de cinco episódios, a série vai apresentar o Rio que muitos cariocas ainda não conhecem, desvendando novas paisagens, cantos e encantos de lugares escondidos, tendo como guias os próprios moradores dessas regiões. Um programa que promete surpreender o público e resgatar a autoestima e o orgulho de ser carioca.

Logo na estreia, no Dia da Consciência Negra, ‘Expedição Rio’ inicia sua trajetória no Quilombo da Marambaia, na Baía de Sepetiba, onde vivem descendentes de escravos. Sob o olhar de quem conhece o local e suas raízes desde que nasceu, o programa mergulha nas histórias das famílias que ali residem, conhece a cultura e herança de cada uma delas. Ainda na região, Pedro Bassan e Daniella Dias navegam pelos 300km² da área da Baía de Sepetiba para explorar os arredores da região, conhecer a vida pesqueira dos moradores locais e se deslumbrar com lugares paradisíacos, como a Ilha dos Martins e a Ilha de Jaguanum. “O projeto nasceu para mostrar essas paisagens e contar as histórias das pessoas que cuidam desses lugares desconhecidos. Tudo isso no meio de uma metrópole de 13 milhões de habitantes. Isso me fez pensar o quão generosa a natureza foi com essa região. Não é só paisagem. É um cenário incrível, que permite muitos estilos de vida diferentes” afirma Bassan, que é paulista, mas se surpreende todos os dias com o Rio de Janeiro, onde vive há 10 anos.

De lá, o ‘Expedição Rio’ segue sua trajetória e desembarca em Barra de Guaratiba para desbravar as praias da região, que fogem do roteiro turístico da cidade. Durante o percurso, Bassan e Daniella mergulham na história do Coreto de Sepetiba, primeiro a ser construído na cidade, em 1903, e que faz parte de uma lista de 21 coretos que resistiram ao tempo no município. “Meu olhar para o Rio era limitado. Nasci e fui criada em São Gonçalo, na Região Metropolitana e, fora da minha cidade, conhecia um pouco da capital fluminense. Apesar disso, sempre vi o Rio como sinônimo de diversidade e foi no ‘Expedição Rio’ que pude conhecer essa imensidão de pessoas e histórias que estão tão pertinho nós, mas são tão pouco conhecidas”, ressalta Daniella Dias.

Seja de barco, de bicicleta, de trem, a pé ou de carro, a série especial continua sua missão de desbravar o Rio de Janeiro e, guiados por moradores de Nova Iguaçu para visitar as belezas da Reserva Biológica do Tinguá, a Serra do Vulcão e se deslumbrar com o voo de balão tradicional realizado em Itaboraí.

Produzido pelo Jornalismo, os cinco episódios de ‘Expedição Rio’ vão ao ar nas tardes de sábado, a partir do dia 20, após o ‘Jornal Hoje’, apenas no Rio de Janeiro.




Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar