Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Escolas de Nova Iguaçu terão autonomia para realizar pequenas manutenções

Mais autonomia para o dia a dia das escolas municipais de Nova Iguaçu. Por meio do Programa Adiantamento de Despesas, a Prefeitura dará às 143 unidade

quarta-feira, dezembro 08, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Mais autonomia para o dia a dia das escolas municipais de Nova Iguaçu. Por meio do Programa Adiantamento de Despesas, a Prefeitura dará às 143 unidades da rede assistência financeira, em caráter suplementar, para a manutenção e melhoria de sua infraestrutura física e pedagógica, fortalecendo a participação social e a autogestão escolar.

A concessão de adiantamento somente é permitida para o atendimento de pequenas despesas, e os recursos deverão ser movimentados exclusivamente pelos diretores das escolas. Cada unidade terá à disposição um valor mensal de R$ 2.240 a R$ 8.800, calculado de acordo com o número de alunos.

A medida dará mais autonomia às escolas para as necessidades básicas de manutenção. Os serviços mais complexos, como reformas de qualquer porte, continuarão sendo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMIF).

“A implementação do programa permitirá às 143 escolas uma manutenção mais imediata e ágil, proporcionando mais comodidade e segurança aos profissionais da educação e aos nossos alunos”, esclarece a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.

O Programa Adiantamento de Despesas, criado por decreto e publicado em novembro deste ano, regulamenta o Programa Dinheiro Direto na Escola, lei que foi sancionada em dezembro de 2018.

Mais uma unidade reaberta

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) retomou as aulas presenciais nas escolas da rede no dia 3 de novembro. Naquela ocasião, 121 unidades voltaram a receber os estudantes enquanto 22 permaneceram fechadas para manutenção e reforma. Aos poucos, elas estão sendo reabertas.

Na semana passada foi a vez da Escola Municipal Luiz de Lemos reabrir as portas. Alunos das turmas do 5º e do 9º ano retornaram às salas de aula na quinta-feira (2) para realizarem a avaliação do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). No dia seguinte, todas as outras turmas voltaram às aulas presenciais.

Com mais esta escola reaberta, ficam faltando apenas oito unidades. Seis delas passam por pequenas reformas e manutenções e devem ser entregues em breve. Outras duas recebem obras mais complexas e ficarão prontas somente no ano que vem
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar