Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Exposição fotográfica coloca Nova Iguaçu em foco

terça-feira, janeiro 18, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A exposição “Nova Iguaçu em Foco – um pouco da história da cidade através do olhar fotográfico” foi aberta nesta terça-feira na Galeria de Artes Fenig, na rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu. Pela lente do fotógrafo Paulo Santos que há mais de 35 anos captura a cidade de Nova Iguaçu, a mostra apresenta aspectos marcantes da riqueza histórica e ambiental do município da Baixada Fluminense. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição de segunda a sexta-feira, até o dia 18/03, de 9h às 16h30, com entrada gratuita e seguindo os protocolos sanitários.

Uma vista do voo livre na Serra do Vulcão; a importância histórica da Fazenda São Bernardino; o Poço das Cobras, no Parque Municipal de Nova Iguaçu; a Estrada do Comércio, revelando o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e muitas outras imagens da cidade no presente revelando seu passado e suas belezas naturais.

“Desde o início do meu trabalho na imprensa, eu busco a história da cidade. Foi um trabalho longo de criação e pesquisa e fico feliz de ter esse trabalho reconhecido na Fenig, no resgate desses patrimônios”, afirmou Paulo Santos, que foi repórter fotográfico do jornal “O Dia”. Paulo fez parte também do jornal "Maioria Falante" na década de 1990, onde, com o apoio da Embaixada da Nigéria, fez a exposição fotográfica “Olhar da Maioria” que rendeu uma viagem de intercâmbio para Nova York.

Paulo Santos também realiza, em Nova Iguaçu, desde 2001, as mostras fotográficas “Mulheres que fazem” e “Ilustres & Anônimos”. Em 2011, lançou o livro “Nova Iguaçu Imagens da Cidade”. Em 2014, lançou o livro “Baixada Fluminense em preto e branco”. No ano seguinte, no Largo da Carioca fez a exposição fotográfica “Belezas da Baixada”. Em 2017 lançou a segunda edição do livro "Baixada Fluminense em preto e branco". Ele atualmente desenvolve projetos voltados para a popularização da fotografia como expressão de arte e comunicação.

“A exposição fotográfica sobre a nossa cidade é a expressão da força histórica e patrimonial de Nova Iguaçu. Levar isso a todo público, fortalece o pertencimento dos cidadãos e estimula o conhecimento e a pesquisa”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

As artes visuais são uma tradição da Fenig que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de ArtesFenig em novembro de 2019, com a exposição internacional "Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu. Em novembro de 2021, a Galeria de Artes Fenig II foi inaugurada dentro do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping com a exposição Mulheres do Mundo, de Ane Alves e no momento apresenta a Art Nerd, de Rodrigo Cardoso.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar