Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Variante Ômicron: estudo mostra que 68,3% dos empresários do Rio registraram afastamento de até 3 funcionários

quarta-feira, janeiro 19, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) produziu uma nova sondagem sobre o impacto da variante Ômicron no comércio de bens, serviços e turismo do estado. No estudo, finalizado no dia 17 de janeiro, foi constatado que 58,7% dos empresários entrevistados registraram funcionários afastados por conta do vírus na última semana, representando um aumento de quase 20 pontos percentuais em relação ao estudo anterior.

"Ainda assim, podemos afirmar que não existe chances de paralisação do setor de forma geral, tendo em vista que no comércio de bens, serviços e turismo mesmo com um percentual elevado de empresas impactadas, o número de funcionários afastados para quase 70% destes estabelecimentos ficou em no máximo três trabalhadores, lembrando que o menor porte de empresas pode chegar a um número de até 9 vínculos empregatícios. Esperamos que, com o avanço contínuo da vacinação, o estado (e cidade dada maior concentração de casos atuais) siga o movimento que vem acontecendo mundialmente com o arrefecimento do impacto da nova variante nas próximas semanas tendo como base o início da escalada dos números no início deste mês", afirma João Gomes, diretor do IFec RJ.

Do outro lado estão 41,3% dos empresários que não tiveram funcionários afastados no período.

A pesquisa também avaliou o impacto para o comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro: 60,5% registraram algum tipo de prejuízo, seguidos por 23,1% não tiveram nenhum prejuízo e 16,4% que registraram pouco impacto. Vale ressaltar que 68,3% dos empresários estão com até 3 funcionários afastados por conta da variante

A sondagem ocorreu hoje, 13 de janeiro, com a participação de 268 empresários do estado do RJ.

Juntos contra Covid - Desde 2020, a Fecomércio RJ investe em campanhas de conscientização que visam o combate à Covid-19, reforçando a importância da adoção dos protocolos sanitários como vacinação e uso de máscaras.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 19/01/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar