Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Senado aprova lei para conscientizar sobre a endometriose

sexta-feira, março 18, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (17/03), o Projeto de Lei 414/2020, da deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), que institui o dia 13 de março como dia nacional da luta contra a endometriose, e a semana nacional de educação preventiva e enfrentamento à doença. A proposta agora vai para a sanção presidencial. Cerca de 10 milhões de mulheres sofrem com a enfermidade no Brasil.

A aprovação ocorre após reiterados apelos da deputada federal Daniela do Waguinho às presidências da Câmara dos Deputados, onde a proposta foi aprovada há pouco mais de um ano, e do Senado, cuja aprovação ocorre no Março Amarelo, mês de conscientização sobre a doença.

A endometriose é uma doença inflamatória que ataca o tecido do útero, os ovários, a bexiga e até o intestino. Os sintomas podem surgir na adolescência e incluem dores durante relações sexuais, entre as menstruações, ao defecar e ao urinar, sangramento na urina ou nas fezes, além de forte cólica menstrual. O processo inflamatório progressivo causado pela enfermidade pode comprometer a função de órgãos e tecidos, levando à infertilidade.

“Depois de tanto lutar e esperar, enfim, teremos a nossa tão sonhada lei. Com mais conscientização, poderemos vencer a desinformação a respeito da doença, avançar no diagnóstico precoce e levar tratamento de qualidade para todas as mulheres que sofrem. Essa vitória é de todos nós que apoiamos a luta contra a endometriose”, destaca a deputada federal Daniela do Waguinho.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar