Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita dá início aos Jogos Estudantis de 2022

quinta-feira, maio 26, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Foi dada a largada nos Jogos Estudantis de Mesquita (JEM) deste ano. A cerimônia de abertura com os atletas e professores aconteceu na manhã do último sábado, dia 21, na Vila Olímpica do município. Na solenidade, um aluno foi escolhido para fazer as honras com o juramento esportivo e outro para acender uma pira olímpica feita com materiais reciclados. As atividades seguem pelo final do mês de maio até o início de julho e serão realizadas sempre aos sábados.

Ao todo, 14 unidades estudantis disputam os jogos, incluindo escolas da rede pública e privada. Assim, participam do projeto cerca de 1.000 alunos. As modalidades desta edição são: futsal, handebol/queimado, atletismo, xadrez e futebol de campo.

“Nosso objetivo é estimular a prática do esporte nas escolas. Além disso, queremos contribuir para a plenitude da vida escolar desses alunos. Através do esporte, muitos valores são trabalhados de forma lúdica como a importância do trabalho em equipe, o respeito mútuo e as diferenças, por exemplo. Essas são apenas algumas de uma série de outros benefícios”, detalha Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita.

Os sistemas de jogos adotados são os simples, com três partidas de cada modalidade. Já as categorias são o sub-12 e o sub-14, com equipes femininas e masculinas delegadas. Além disso, os jogos contarão com acompanhamento e arbitragem profissional. E, ao final da competição, os vencedores irão receber medalhas e troféus.

Vale lembrar que essa é a segunda edição dos Jogos Estudantis em Mesquita. “Realizamos a outra competição em 2019. Tínhamos planos de seguir com os anos seguintes, mas veio a pandemia e isso acabou prejudicando o cronograma. Mas, agora que a situação da saúde está melhor, resolvemos retomar as ideias e colocá-las em prática com algumas alterações”, explica o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues.

Ainda segundo ele, trazer a simbologia dos Jogos Olímpicos à competição é uma forma de incentivar o comprometimento dos envolvidos. “Ao mesmo tempo em que se divertem, eles aprendem. A intenção é que os alunos encarem também como algo sério e se empenhem bastante. Mas que não deixem de lado o espírito esportivo, nem o fair play, e aproveitem para socializar e fazer novas amizades“, acrescenta Kleber.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

(Publicado em 26/05/2022 às 16h37min
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar