Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Degase realiza formatura da 1ª turma do Programa Famílias que Somam

sexta-feira, junho 24, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Na tarde desta quinta-feira (23/06), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), realizou a formatura da 1ª turma do Programa "Famílias que Somam", integrante do programa SOMOS e do Laboratório de Estudos Socioeducativos (LABES), fruto da parceria do Departamento com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), e contou com a presença da Presidente de honra do RioSolidario e Primeira-Dama do Estado, Analine Castro, que exaltou a importância do projeto. “Precisamos acreditar na força dos trabalhos sociais. É uma segunda chance que todos recebem, independente do que aconteceu. A ajuda dos familiares na capacitação e inserção desses jovens na sociedade é mais que necessário”, ressalta.

Cerca de 235 famílias beneficiadas pela iniciativa estiveram presentes para receber seus diplomas. A ação, voltada aos familiares dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação ou semiliberdade no Degase, já resulta em saldos positivos. A exemplo disso, o caso da Cíntia de Paula Monteiro, do Polo de Teresópolis, que abrirá sua própria loja de roupa.

“Tivemos uma aula de empreendedorismo que me fez enxergar a vontade de ter um negocio próprio. Já comprei todo o material e vou abrir minha própria loja de roupa. Foram dois meses de muito aprendizado, muita coisa eu nem sabia que existia. O curso foi muito bom pra mim e pro meu filho, que irá começar o curso de barbeiro”.

Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, resultados positivos como este só a reforça a necessidade da continuação do projeto. “Formamos 7 polos nesta primeira turma, para a segunda já serão 15 polos. A ideia é sempre avançar. O compromisso do DEGASE é prestar uma socioeducação efetiva, mostrando a importância de novos caminhos para as famílias, que é o pilar de toda nossa estrutura”, pontua o diretor.

Sobre o projeto

Visando promover maior aproximação da família com o processo de ressocialização dos adolescentes, reduzir os índices de descumprimento e reincidência, fortalecer os vínculos familiares, além de ampliar o protagonismo da família, o projeto "Famílias que Somam" oferece uma formação que aborda temas como: Cidadania; Políticas públicas e redes de apoio; Saúde; Socioeducação; Educação; Trabalho; Família e sociedade.




A carga horária total do curso foi de 64 horas, divididas em 8 encontros de 32 horas presenciais, mais 32 horas assíncronas, em dois meses. Os participantes também receberam uma bolsa de estudos e capacitação de R$500 (quinhentos reais) por mês.




Continuidade das ações




Com o sucesso que vem sendo alcançado pelo projeto, na sequência da formatura da primeira turma do "Famílias que Somam" serão inauguradas, no dia 24/6, as aulas da segunda turma nos polos iniciais e em mais outros 8 novos polos: Barra Mansa, Bonsucesso, Belford Roxo, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo e Santa Cruz.




- Nossa expectativa é que todos estejam habilitados a cumprir o trabalho de estimular estes jovens a desenvolverem todo o seu potencial, resgatando o que eles têm de melhor, que é a principal missão da educação - finalizou o secretário de educação, Alexandre Valle.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar