Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

BRT será substituído pelo VLT no Rio

quarta-feira, julho 27, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Batizado como VLTzação, o BRT será substituído pelo VLT no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela prefeitura, que disse que será aproveitado a infraestrutura do BRT para o novo projeto. Nos últimos anos, o transporte coletivo vem dando dor de cabeça aos usuários com os veículos sucateados.

Em regiões do Rio, o VLT anda em média 15 km/h em velocidade reduzida. O meio de transporte  tem capacidade para 50 km/h ou mais. Para ele ser mais rápido na cidade, será preciso fazer mudanças para garantir a segurança dos usuários e pedestres.

"Recuperar o sistema de transportes da cidade é nosso maior desafio. Mas mobilidade urbana é assunto tão importante, que precisa ser pensado e planejado com o olhar no futuro, pois impacta a vida das pessoas e do planeta. Por isso estamos lançando o projeto de VLTzação do BRT." Disse o executivo

O plano de transição do sistema contempla presente e futuro, pois as ações de melhoria do BRT que estão em prática atualmente vão gerar a economia de bilhões na implantação da maior malha de VLT das américas: serão 251 km, incluindo os corredores Transoeste e Transcarioca.

O VLT (veículo leve sobre trilhos) é considerado o melhor sistema de transporte urbano e utilizado pelas cidades mais desenvolvidas do mundo. É movido a energia elétrica, gerando menos impactos ao meio ambiente. Além disso, é mais seguro, mais confortável, mais pontual.... A lista de vantagens é enorme!

"A dificuldade das cidades em adotar o VLT é o alto custo das obras - e é aí que a gente sai na frente! Com o aproveitamento de toda a estrutura que está sendo construída e recuperada para o BRT, obtivemos uma redução de R$ 7 bilhões no custo do projeto de VLTzação, o que viabiliza a implantação de um transporte muito mais moderno e sustentável para todos os cariocas'. Disse

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar