Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Lagoa de Araruama é exemplo para projeto de despoluição da Baía de Guanabara

sexta-feira, julho 15, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Case de sucesso, a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama se destacou no painel “Baías e lagoas de todos nós”, realizado nesta quinta-feira (14/7), em uma das conferências da Glocal Experience. Colapsada, com problemas ambientais e socioeconômicos, a laguna começou a passar por intervenções realizadas pela Prolagos - concessionária da Aegea, mesmo grupo da Águas Do Rio - a partir de 1998, quando a empresa assumiu os serviços de saneamento nas cidades de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Mais de 20 anos depois, com impactos diretos no meio ambiente, no turismo e na economia, o cenário mudou. Um retrato do futuro desejado para a Baía de Guanabara.

Os números da recuperação da Lagoa de Araruama impressionam. Mais de R$ 3 milhões em recursos na economia local foram gerados, 1.200 famílias que vivem da produção pesqueira foram beneficiadas e o esporte náutico está presente como nunca visto, como mostrou o biólogo e coordenador do Projeto Imersão, que monitora a qualidade da água na laguna, Eduardo Pimenta, em sua apresentação.

“A Lagoa de Araruama tem se mostrado efetivamente em plena recuperação e processo de melhoria de balneabilidade. A partir de 2015, 2016, começaram a aparecer os primeiros resultados dos investimentos feitos e as atividades voltaram. Temos indicadores de qualidade ambiental, como o retorno de inúmeras espécies de peixes e aves”, destacou.

Até o início dos anos 2000, o esgoto dos municípios da Região dos Lagoas era despejado sem tratamento nas águas das lagoas e praias da região. Através de mudanças motivadas pela sociedade civil, foram estabelecidas novas regras nos contratos das concessionárias para a antecipação dos investimentos em esgotamento sanitário. Aprovadas, o índice em esgotamento sanitário saltou de 0 para 80% e todo esgoto coletado passou a ser tratado. Além disso, somente a Prolagos construiu 38 km de rede coleta, que atuam como cinturões que blindam o esgoto que chega pela rede de drenagem. O investimento total chegará à R$ 50 milhões.

Seguindo o exemplo do avançado e bem sucedido projeto de despoluição da Lagoa de Araruama, a Baía de Guanabara vive um processo de mudança e começa a colher os resultados. Presente no painel, o secretário da Casa Civil do Governo do Rio, Nicola Miccione, pontuou a importância de as metas serem estabelecidas em contrato e destacou os resultados recentes de balneabilidade da Praia de Botafogo, devido a ações estruturantes da Águas do Rio.

“O Estado do Rio é um laboratório vivo em plena transformação. Sempre existiram promessas e ações paliativas e emergenciais para a Baía de Guanabara. O início dessa transformação já começou, vemos pela Enseada de Botafogo. Isso não é coincidência, são ações específicas da concessionária. Há metas a serem alcançadas e recursos previstos. Pela primeira vez temos uma situação que não é promessa, está previsto em contrato”, disse.

Recuperação dos Manguezais

Representante da Cooperativa Manguezal Fluminense, formado por pescadores e pescadoras da Baía de Guanabara, o educador ambiental Alaildo Malafaia expôs a importância dos manguezais e as ações que têm realizado. “Mais de 50% das espécies de peixes que vivem na Baía de Guanabara precisam dos manguezais para procriar e, poucos sabem, mas temos cerca de 500 famílias de catadores de caranguejos no Rio de Janeiro, que chegam a capturar dois milhões de caranguejos por ano. Com o apoio de algumas instituições realizamos ações de reflorestamento, com 64 mil mudas de espécies nativas, e a retirada de mais de 40 toneladas de lixo”, contou.

Sobre o evento

A Glocal Experience começou no sábado (9/7) e segue até o dia 17 de julho, na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates. A lista completa de ações da Glocal pode ser conferida aqui.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar