Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Artistas da Baixada estreiam painel gigante em evento Parque Gericinó, em Nilópolis

terça-feira, setembro 13, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


A arte a céu aberto, gente caminhando, famílias fazendo piqueniques, música alegre e oficina de grafite. Essa é a programação para o dia 25 de setembro, um domingo, no Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis. O evento Baixada Arte Urbana (BAU), organizado pela Oficina de Ideias, marcará a inauguração do painel de 100 metros em grafite realizado por artistas da Baixada Fluminense. Um dos pontos principais da ação é a valorização da arte local e a importância da sustentabilidade e da representatividade feminina.

Os artistas Dante Urban, Luis Caio e Priscila Rooxo, todos moradores da Baixada Fluminense, vão expressar com suas obras nos muros do parque localizado entre os maciços da Pedra Branca e do Mendanha, situado no bioma da Mata Atlântica. O Parque Natural é um patrimônio ambiental que conta com uma grande área ecológica e de lazer para a população nilopolitana e moradores de cidades próximas.

Dante Urban é nilopolitano e já trabalhou em diversas intervenções de arte na cidade de Mesquita. Possui trabalhos para marcas importantes como a Rede Globo e a Nike. Em 2019 realizou intervenção em parceria com outros artistas na Rock District, no Rock in Rio. No mesmo ano realizou participação no Graffiti Fine Arte, em São Paulo, no Museu da América Latina. O evento é considerado o maior do segmento no Brasil.

Já Priscila Rooxo, natural de Mesquita, traz nos traços da sua arte como ponto importante para valorização da autoestima da mulher periférica. Segundo a artista, o corpo é importante dentro dos espaços. Isso significa que a arte a fez sair de várias estatísticas comuns da classe social e da região como gravidez precoce, união conjugal prematura, falta de escolaridade, falta de recursos básicos, entre outros.

Luis Caio é o mais experiente do trio. Natural de Queimados, Caio representa a conexão entre os eixos temáticos da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Nos muros a temática será apresentada através de figuras humanas, caricaturas e/ou animais, com toques geométricos e traços fortemente demarcados nas obras. O artista possui obras em diversos pontos marcantes da Baixada Fluminense como Queimados, Nova Iguaçu e Nilópolis.

A inauguração, dia 25 de setembro, contará com apresentação musical com GizaDJ e ClovisDJ além de oficina de grafite e pintura muralista para 30 crianças dentro do Parque Natural do Gericinó. Além de um dia agradável e cheio de arte, a ideia é fortalecer um vínculo com a comunidade, relacionando suas atividades do dia a dia com o acesso à arte urbana.

PROGRAMAÇÃO - DIA 25/09

9:00 - Início do evento (Ligar o som, ao comando de GizaDJ e ClovesDJ, e abrir inscrições para oficina) ;
9:15 - Abertura (com as Falas da produção e autoridades presentes);
9:30 Início da oficina de pintura e grafite com os artistas Dante Urban, Priscila Rooxo e Luis Caio.
10:20 Fim da Oficina;
10:30 Início do Show com a Cantora Rapper Pitty Rocha e o Rapper Owddy, com participação de bailarinos;

11:00 Encerramento do evento;
11:10 Volta os DJs;
12:00 FIM das atividades.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar