Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

100 policiais militares foram baleados no RJ em 2022

quarta-feira, dezembro 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro chegou a 100 policiais militares baleados em 2022. Entre os policiais vítimas, 40 morreram e 60 ficaram feridos, é o que mostra o levantamento do Instituto Fogo Cruzado.

O elevado número de policiais baleados reflete os riscos aos quais os profissionais da categoria são expostos diariamente. Dos 100 policiais, 52 foram atingidos quando estavam em serviço: 12 deles morreram e outros 40 ficaram feridos.

O risco também gera consequências para a saúde mental. Até 2019, um levantamento mostrava que a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) contava em média com um psicólogo para cada 577 policiais militares na ativa.

Dos 100 policiais baleados, 49 deles foram atingidos fora de serviço, em ocorrências como assaltos e tentativas de assassinato. Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado, alerta ainda para o número de policiais baleados quando estão fora do ambiente de trabalho. “O governo não produz dados sobre seus agentes vítimas da violência quando estão fora de serviço. O Fogo Cruzado monitora esse dado há seis anos porque ele é fundamental para entender como os policiais estão expostos, mesmo fora das corporações. São dados estarrecedores que não podem ficar escondidos. Deveria ser uma preocupação do poder público proteger seus agentes. Uma política de segurança pública comprometida com a vida dos agentes precisa tomar isso em conta".

Este ano 34 policiais foram baleados quando estavam de folga (18 mortos e 16 feridos) e outros 13 eram aposentados ou exonerados (nove mortos e quatro feridos).

A vitimização dos agentes policiais passa pela falta de políticas públicas, inclusive de transparência de dados, para solucionar o problema. “A tecnologia pode ser um instrumento usado no combate a esse apagão de dados sobre violência armada e uma ferramenta para democratizar o debate sobre segurança e estimular a participação cidadã na construção de políticas públicas”, opina Maria Isabel Couto.

O Rio de Janeiro foi o município da região metropolitana a concentrar a maior parte das vítimas. Foram 62 baleados na capital fluminense: 22 mortos e 40 feridos. Duque de Caxias, (10 baleados), São Gonçalo (6), Belford Roxo (5) e Maricá (4) completaram o ranking.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar