Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Fórum de Secretários de Trabalho propõe a criação de banco de vagas e consórcio da Baixada Fluminense

sexta-feira, março 17, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

O 14º Fórum de Secretários de Trabalho da Baixada Fluminense foi realizado nesta sexta-feira (17/03) em Belford Roxo. O evento contou com representantes de diversos municípios e debateu diversos temas como: implantação da Casa do Trabalhador em diversos municípios; a transformação do Fórum Municipal em estadual; e implementar projetos de capacitação e qualificação. Durante o Fórum, o secretário de Trabalho e Renda de São João de Meriti, Jamil Malafaia, propôs a criação do Consórcio de Trabalho da Baixada Fluminense e do Banco de Vagas da Baixada Fluminense.

O secretário de Trabalho, Renda e Economia Solidária, Sérgio Lins destacou a importância do Fórum e o debate de temas importantes. "Essa união é fundamental para avançarmos em diversas áreas e conseguirmos aumentar a qualificação e capacitação das pessoas que querem entrar no mercado de trabalho ou se reinserir", concluiu. A secretária municipal de Indústria e Comércio, Enira Ranúzia, e o vereador Amigo Binho também participaram do evento.

O presidente do Fórum e secretário de Trabalho de Nilópolis, Eduardo Amorim, frisou que outra proposta do Fórum é avançar com o Projeto Qualifica RJ. " Essa iniciativa é importante para qualificar e capacitar as pessoas. Cada município verá as necessidades para o mercado de trabalho e implementará os cursos de acordo com a demanda", explicou.




Em seu discurso, o subsecretário de Estado de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira, enfatizou a necessidade de os municípios firmarem parceria de ajuda mútua. Ele citou como exemplo o fato de Japeri ter 80% das vagas de trabalho direcionadas a moradores de outros municípios porque falta mão de obra local qualificada e capacitada. "O Fórum faz a integração dos municípios. Precisamos nos unir para diminuirmos o desemprego no Estado do Rio. Essa questão passa pela qualificação, pois às vezes tem a vaga, mas não há profissionais capacitados para a função", argumentou Paulo Teixeira, destacando que a primeira Casa do Trabalhador da Baixada Fluminense e municípios vizinhos foi inaugurada em Seropédica.









Lentidão do Sine




Há dois meses no cargo, o secretário municipal de Trabalho e Renda do município do Rio, Everton Gomes, apontou, além da falta de qualificação, a lentidão e a defasagem de operação do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Temos 290 mil currículos cadastrados, mas não conseguimos encaixar as pessoas no mercado de trabalho por causa dessa defasagem tecnológica do Sine. Precisamos enfrentar esses desafios e mapear os problemas”, resumiu.




As Secretarias Municipais da Baixada oferecem diversos serviços como: balcão de emprego, seguro desemprego, MEI (Micro Empreendedor Individual), carteira digital e CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).







Participaram também do Fórum representantes de Magé, Nova Iguaçu, Seropédica e Duque de Caxias, dentre outros municípios.




Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar