Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Familiares e amigos se reúnem na cidade de Queimados para lembrar chacina da Baixada Fluminense

segunda-feira, abril 03, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada


Na última sexta-feira, dia 31/3, amigos e familiares das vítimas da chacina da Baixada promoveram um ato em Queimados

A concentração se deu na parte da manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados, por iniciativa de Silvânia Azevedo dos Santos, também conhecida como Nem, irmã de Renato, que foi uma das vítimas dos policiais militares na chacina ocorrida em 2005.

"Esse é um mês de muitas lembranças, de muita saudade. Eu estava relembrando esses 18 anos da chacina com muita dor" - disse Silvânia Azevedo - "A gente faz isso aqui para manter a lembrança, para nunca cair no esquecimento, ara que não venha acontecer com outras famílias o que aconteceu com as nossas há 18 anos atrás. E que a gente vê ainda acontecer muito agora. Como um retornando hoje".

A Chacina da Baixada ocorreu em 31 de outubro de 2005 na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, 30 pessoas foram baleadas e 29 foram mortas em diferentes locais da região, em um episódio de violência que chocou o país. As vítimas eram, em sua maioria, moradores de comunidades carentes da região. O crime foi cometido por um grupo de extermínio formado por policiais militares que agiam de forma criminosa, sem autorização ou mandado judicial.

"A Chacina da Baixada se tornou um dos episódios mais marcantes da violência policial no Brasil e levantou debates sobre a atuação das forças de segurança" - conta Adriano Dias, fundador da ComCausa, ONG que acompanha os familiares desde 2005 – “Entretanto, mesmo depois de tanto tempo, continua a impunidade e a falta de medidas efetivas para combater a violência e garantir a proteção dos direitos humanos das pessoas do estado do Rio de Janeiro”.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar