Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos de escola de Nova Iguaçu participam de plantio de mudas no entorno do Rio Botas

segunda-feira, maio 29, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada


Alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas, no bairro Kennedy, em Nova Iguaçu, os amigos Isabele da Silva Monteiro e João Gabriel dos Santos Pereira, ambos com 10 anos, sujaram as mãos de terra por um importante motivo. Na tarde desta segunda-feira (29), eles e outros mais de 300 alunos participaram de um plantio de mudas às margens do Rio Botas, durante ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. A ação faz parte de uma campanha para conscientizar sobre a importância de evitar o descarte irregular de lixo no local.

“É importante plantar para o rio ficar menos poluído e mais bonito. Com as novas plantas aqui ao redor do Rio Botas, as pessoas vão deixar de jogar lixo e irão preservar mais o meio ambiente, evitando enchentes. Vou ensinar meus colegas a plantar pra ver um planeta mais limpo”, comentou Isabele.

Os alunos aprenderam a confeccionar cartazes com pedidos de preservação do meio ambiente e deram um abraço simbólico no Rio Botas. Foram plantadas mudas típicas da Mata Atlântica, como Grumixama, Aroeira, Pau-Formiga, Cássia-Rosa e Pau-Ferro.

“Estamos dando continuidade ao Dia da Mata Atlântica com um trabalho de educação ambiental com os alunos. Essa atividade de plantio é bem simbólica, pois os alunos aprenderam que o Rio Botas nasce na Serra do Vulcão, deságua no Rio Iguaçu, que dá seu curso final na Baía de Guanabara. Esse ciclo hídrico é importante para todos e o conceito da preservação. O descarte irregular de lixo e entulhos contribui com as enchentes”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

As ações ambientais da Prefeitura começaram no sábado (27) com o plantio de quatro Oitis na Rua Otávio Tarquino, que substituíram árvores da mesma espécie que foram envenenadas e mortas no local, em dezembro do ano passado. A outra atividade foi a substituição de duas palmeiras imperiais no Paço Municipal, que estavam doentes e apresentavam risco de queda.

No próximo domingo (4), ciclistas da cidade e de diversas regiões irão se encontrar na sede da Prefeitura e fazer um passeio até o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O início da atividade está previsto para as 7h30. Para quem prefere encarar trilhas, a opção é a Travessia Vulcão x Parque, um percurso que exige preparo físico e determinação para vencer a subida da Estrada da Rampa, passa pela Pedra da Contenda - uma das formações rochosas formadas pelo extinto vulcão iguaçuano - e cruza a floresta em direção ao Parque. A saída está agendada para 7h, na UNIG. Quem preferir uma trilha mais light poderá fazer a caminhada com partida no bairro Caonze.

Quem chegar ao Parque poderá descansar curtindo diversas apresentações musicais do projeto Música na Natureza, realizado pela SEMAM em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). No dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal completará 25 anos. E como a ocasião é de festa, presentes não irão faltar. A unidade terá a portaria reformada, assim o banheiro para os visitantes e o guarda-corpo da represa, um dos locais com as mais belas paisagens para quem gosta de fazer registros fotográficos.

O Parque também ganhou três novos veículos que serão utilizados no trabalho de fiscalização e monitoramento desta e de outras unidades de conservação do município: uma picape 4x4, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, e duas motocicletas oriundas de uma medida compensatória. O próximo passo será a reforma da sede do Parque.

As comemorações terminam no fim de semana seguinte e serão repletas de boa música. No sábado (10), haverá mais uma edição do “Música na Natureza”, desta vez no Campo do Marambaia, próximo à Tinguá, onde também será realizada a Festa da Roça, evento organizado em conjunto com os agricultores da região. No domingo (11), um tributo a Belchior encerra as celebrações pela Semana do Meio Ambiente. O evento acontecerá na Serra do Vulcão, das 16h às 20h, e o público poderá contemplar o pôr-do-sol diretamente do Mirante da Igrejinha.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar