Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Projeto Circolar leva espetáculos circenses e musicais gratuitos para Itaguaí

terça-feira, maio 23, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

De maio até dezembro deste ano, o projeto CIRCOLAR, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai levar apresentações gratuitas de música e arte circense pela cidade de Itaguaí, com participação de artistas locais que serão selecionados por meio de audição, com inscrições abertas até o dia 24 de maio. A programação do projeto ainda conta com ensaios abertos ao público e bate-papo sobre carreira profissional na área da cultura e conhecimento territorial com alunos da rede municipal de ensino.

“O objetivo do Circolar é promover a circulação de bens e as manifestações culturais na cidade de Itaguaí, destacando os valores das comunidades tradicionais e territórios populares no sentido de estimular o fortalecimento da identidade territorial, sua ligação com a região onde se encontram. Vamos fazer isso através da realização de apresentações de espetáculos de artes cênicas (circo) e cortejo, ensaios abertos com bate-papo para estudantes, como ação formativa / contrapartida social, além da produção de vídeo artístico ilustrando o processo de criação artística do projeto”, conta o produtor cultural e diretor artístico do projeto, Adriano Sampaio Evangelista (Adriano Didi).

A primeira ação, é a convocação de artistas locais para fazer parte da equipe que vai realizar espetáculos circenses durante o ano em Itaguaí. Os interessados em participar, podem realizar a inscrição, até o dia 24 de maio, através do formulário disponível nas redes sociais e no site do grupo Turma em Cena (https://www.turmaemcena.art.br), onde também estão as informações sobre os requisitos e resultados. Após a seleção, acontecerão os ensaios para as apresentações do espetáculo que conta com grande cortejo cultural na abertura. Os artistas selecionados receberão cachês para as participações.

O espetáculo vai contar um pouco da história de Itaguaí, incluindo a mistura de etnias que compõem a cultura da cidade. “A proposta do figurino veio a partir do briefing da equipe de criação do roteiro que vai trabalhar as etnias presentes em Itaguaí: japonesa, africana, europeus e indígena. Sendo assim, buscamos utilizar um material que pudesse representar cada etnia. Para os personagens que vão representar os japoneses, vamos trabalhar com as técnicas sashiko e boro, que utilizam ponto de costura e patchwork em jeans, além também do Shibori, uma espécie de tingimento manual de tecido. Já para a etnia africana, vamos trabalhar com tecidos com estampas bem características da cultura afro. O figurino europeu vai contar com as indumentárias mais arcaicas, de quando os europeus chegaram ao Brasil. Com o figurino indígena, vamos utilizar artesanato com pedrarias, em colares, braceletes etc, e para a roupa, vamos usar a malha para dar impressão de corpos pintados”, explicou o figurinista do Circolar, Horlan Gentil.







Estão previstas apresentações na Arena Cultural da Expo Itaguaí, em julho; no circo que será montado no Campo de Futebol no bairro Mangueira (Vila Ibirapitanga), em setembro, e na Semana da Criança, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que acontece na Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí, em outubro. A equipe do Circolar também vai realizar ensaios abertos, no Espaço Cultural Casa do Palhaço, localizado no bairro Ibirapitanga, com uma roda de conversa para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino, em todas as quartas-feiras de agosto. O intuito é incentivar o conhecimento territorial e o planejamento de carreira na área da cultura.







Para finalizar, serão lançados dois vídeos sobre o processo de criação artística do projeto Circolar. O primeiro lançamento está previsto para um evento em novembro, no Espaço Cultural Casa do Palhaço, onde também será realizada uma roda de conversa e transmissão ao vivo. Já o outro vídeo, tem previsão de lançamento em dezembro, nas redes sociais e no site da Turma em Cena.







O CIRCOLAR é uma produção do Grupo Circo Turma Em Cena, idealizado pelo produtor cultural Adriano Didi e que desde o ano 2000 desenvolve e aprimora um estilo artístico original com produções cênicas, audiovisual, circo-teatro, palhaçaria, acrobacias, mágicas, malabares, pernas de paus, teatro de bonecos, musicais, oficinas e brincadeiras que podem se adaptar a todas as idades e todos os locais. O projeto conta com os parceiros: Prefeitura de Itaguaí (por meio da Secretaria de Educação e Cultural); Instituto Mazomba; Jornal Atual; LS Contabilidade; Espaço Cultural Casa do Palhaço e Top na Mídia Comunicação.







Programação do Circolar




Maio: Audição para equipe e ensaios







Julho: 07/07 - às 15h - Apresentação na Expo (Arena Cultural) com grande cortejo, saindo às 14h da entrada do Parque Municipal de Eventos de Itaguaí.







Agosto: Toda quarta-feira (dias 9, 16, 23 e 30/08), das 13h30 às 15h - Visita dos alunos da Rede Municipal de Ensino ao Espaço Cultural Casa do Palhaço. Serão realizados ensaios abertos com bate-papo para estudantes.







Setembro: 06/09, às 14h - Apresentação no Circo, localizado no Campo de Futebol no bairro Mangueira). Será feito um grande cortejo, saindo às 13h do Espaço Cultural Casa do Palhaço.







Outubro: 11/10, às 15h - Apresentação na Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí. Evento: Semana da Criança. Com grande cortejo, saindo às 13h do Calçadão de Itaguaí.







Novembro: 22/11, às 19h - Lançamento de vídeo, no Espaço Cultural Casa do Palhaço, que vai ilustrar o processo de criação artística do projeto Circolar. Também será realizada uma roda de conversa e transmissão ao vivo nas redes sociais da Turma em Cena.







Dezembro: 21/12 - Lançamento online do vídeo final do projeto
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar