Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Feira das Mães de Autistas Empreendedoras comemora um ano em Mesquita

terça-feira, agosto 15, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Divulgação; Rafaela Victorio

No dia 11 de agosto, a Feira das Mães de Autistas Empreendedoras realizou sua 12ª edição, comemorando o primeiro ano do projeto realizado pelo CRAS Santa Terezinha, da Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita. A feira tem sempre início às 9h e acontece uma vez por mês na Praça Elizabeth Paixão, no Centro de Mesquita.

O projeto busca ajudar as mães com filhos dentro do Transtorno de Espectro Autista (TEA) a terem uma fonte de renda extra. Na verdade, trata-se de uma das frentes da rede de apoio criada no Espaço Convive, em Santa Terezinha, a partir do projeto Convive com um Autista, que funciona através do CRAS Santa Terezinha. Vanessa da Costa participa da feira desde o começo, tem um filho autista de 12 anos e reconhece o quanto a iniciativa fez bem à própria família. “Minha vida e a do meu filho mudaram muito desde que entrei para o projeto. Aprendo muito aqui, com as trocas de experiências, além do apoio que damos umas às outras. Empreendemos e, ao mesmo tempo, cuidamos dos nossos filhos”, conta a moradora da Chatuba, que tem 42 anos.

Na feira, são vendidos itens de artesanato, cosméticos, brinquedos, jogos sensoriais, alimentos, entre outros itens. “Foi um avanço conseguirmos consolidar a feira. Assim, trazemos visibilidade para o projeto, motivando outras mães. Começamos com um grupo de seis pessoas, que foram se ajudando e chamando outras. Agora, já temos o dobro. Além da questão da renda extra, aqui é uma troca, um momento que elas tiram para elas”, explica Diana Machado, assistente social que atua no projeto.

Além da feira, o projeto Convive com um Autista conta com outras ações para as famílias e para as próprias pessoas dentro do espectro. Caso do Espaço Literário, das rodas de conversa e até mesmo de aulas de natação pensadas especialmente para o público. O Espaço Convive fica na Rua Doutor Manoel Duarte 1426, em Santa Terezinha. O funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar