Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Suspeita de gripe aviária fecha Centro de triagem na Baixada Fluminense

sexta-feira, agosto 25, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

Está suspenso, por período indeterminado, o recebimento de animais silvestres no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/RJ) do Ibama, em Seropédica, na Baixada Fluminense. A medida foi definida após a chegada de urubu com suspeita do vírus da Gripe Aviária.

Na quinta-feira, dia 24/08, equipe de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou a eutanásia e a coleta de material biológico da ave para exames laboratoriais. O prazo previsto para emissão do resultados é de 14 dias a partir da recolhimento das amostras.

Até a conclusão das análises o Cetas/RJ não receberá novos animais nem realizará soltura. A medida atende ao Protocolo Sanitário estabelecido pelo Mapa.

Gripe Aviária

Os principais sinais clínicos neurológicos ou respiratórios da Gripe Aviária em aves silvestres são tremores na cabeça e no corpo; dificuldade respiratória (respiração ofegante, bucal, coriza nasal e/ou espirros); letargia e depressão; decúbito, penas arrepiadas ou arrastar as pernas; “mansidão” excessiva e falta de resposta a estímulos; asas caídas, torção de cabeça e pescoço; perda de equilíbrio; edema de face, olhos fechados e excessivamente lacrimejantes, excrementos aquosos descoloridos ou soltos; e andar em círculo e de costas.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar