Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Voluntários participam de capacitação para atuar em prevenção e combate a incêndio em Nova Iguaçu

quarta-feira, agosto 02, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Renato Fonseca    PMNI

Trinta e cinco voluntários da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu participaram, nesta terça-feira (1º), do “Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio e Controle do Pânico”. Eles aprenderam a manusear mangueiras e extintores de incêndio, além de como agir num espaço repleto de fumaça. A ação foi feita no Centro de Treinamento Especializado em Segurança do Trabalho (CTEST), em parceria com o 4 º Grupamento de Bombeiros Militar.

Desde 2017 já foram realizados 65 cursos voltados para a redução de riscos e desastres, capacitando e treinando mais de duas mil pessoas. Atualmente, a Defesa Civil conta com 2.400 voluntários cadastrados.

“Estamos capacitando o voluntário para que eles saibam como agir em caso de incêndio. Passamos para eles noções para que saibam distinguir as classes de incêndio e a melhor maneira de extingui-lo. Os voluntários vão poder atuar em suas residências, no seu ambiente de trabalho ou nas escolas de maneira inicial no combate ao fogo. Eles vão estar integrados com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Em outubro de 2019, por exemplo, cerca de 600 voluntários atuaram nas chuvas de granizo”, afirmou o superintendente de Defesa Civil, Vilson Santos.

Aos 52 anos, o voluntário Agnaldo Costa passou pelo treinamento e disse que se sente apto em ajudar na prevenção e princípio de um incêndio.

“Estou aqui para aprender a salvar vidas. Primeiro temos que pensar e avaliar a situação, depois agir. Não adianta tentar ser herói e colocar sua vida e a do próximo em risco”, garantiu ele.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar