Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

RJ começa a usar equipamento que facilita a identificação de peças roubadas em veículos e ferros-velhos

quarta-feira, setembro 13, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada

O Detran.RJ começou a usar em suas operações de fiscalização, ainda em fase experimental, um equipamento eletrônico que ajuda na recuperação de veículos furtados ou roubados e na identificação de peças de procedência ilegal à venda em empresas do ramo de desmontagem de veículos e reciclagem de sucatas.

Em poucos dias de uso, o aparelho, chamado de DIV (de Detecção Inteligente de Veículos), permitiu aos agentes da Corregedoria do Detran.RJ interditar dois ferros-velhos em Itaboraí, onde foram encontrados módulos roubados de veículos, e apreender, durante operação de fiscalização, um automóvel que circulava pelo Centro do Rio com peças roubadas. Os donos dos ferros-velhos e do carro foram detidos e levados para delegacias.

"O uso deste equipamento é importante avanço para as ações de fiscalização do Detran, aliando a tecnologia ao combate ao comércio ilegal de peças, o que vai contribuir para a diminuição da incidência de roubo e clonagem de veículos. A iniciativa também impacta na segurança do trânsito, na redução de acidentes, uma vez que o scanner é capaz de detectar falhas no sistema automotivo", disse o presidente do Detran.RJ, Marcus Amim.

O aparelho é conectado aos veículos e, em menos de cinco minutos, faz a leitura completa dos módulos, dos chassis e dos componentes eletrônicos, indicando se foram detectadas peças de origem suspeita. Para isso, o sistema faz um cruzamento com a base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e verifica números de chassis e procedência dos componentes de cada veículo.

Também é possível detectar possíveis adulterações nos airbags, freios ABS e outros itens de segurança do veículo, para saber se são originais ou se foram reaproveitados. Esses equipamentos não podem ser revendidos por empresas de desmontagem de veículos. O DIV pode rastrear componentes de motos, caminhões, ônibus e outros veículos, permitindo também a identificação de falhas e defeitos mecânicos ou eletrônicos.

Nesta terça-feira (12/9), dois equipamentos foram usados durante operação de fiscalização no bairro do Colubandê, em São Gonçalo. Muitos carros de passeio foram submetidos ao scanner, e os resultados das inspeções saíram quase imediatamente. Desta vez, não foram detectadas peças roubadas, mas as operações vão continuar, com o objetivo de diminuir o furto e roubo de veículos no Estado do Rio.

   TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar