Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Saiba como pedir a segunda via da CNH pela internet, sem precisar ir ao posto do Detran-RJ

terça-feira, novembro 28, 2023

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Márcio Leandro/Detran.RJ

Você sabia que é possível solicitar a segunda via de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem ir ao posto do Detran.RJ? Desde outubro de 2022, é muito simples fazer a solicitação de forma totalmente virtual, pelo Posto Digital do Detran, sem a necessidade de agendamento para atendimento presencial. O cidadão só precisa comparecer à unidade do Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento.

Vale lembrar que, pedindo a segunda via no Posto Digital (acessado pelo site do Detran ou pelo aplicativo), o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH, pois o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto.

“Ao oferecer a segunda via de CNH de forma simplificada, pela internet, o Detran.RJ deu importante passo para facilitar a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis. Melhorar a qualidade do atendimento é uma das principais metas do Governo do Estado”, diz o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.

O processo de segunda via de CNH é ainda mais simples que o da renovação simplificada da carteira via Posto Digital, pois para renovar a CNH o usuário precisará comparecer a um posto, sem agendamento, para fazer nova foto e identificação biométrica. Mesmo assim, apenas 2.132 usuários solicitaram a segunda via pelo Posto Digital de outubro de 2022, quando o serviço foi lançado, até outubro de 2023. A maioria dos usuários continua indo ao posto.

Em que casos pode-se solicitar a Segunda Via de CNH Simplificada:

A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e também de roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No Posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 183,24). Se a carteira estiver vencida ou próxima do vencimento, o serviço indicado é a renovação de CNH.

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa, como as vítimas de furto ou roubo, continuarão abrindo processo administrativo presencialmente na sede do Detran ou nas Ciretrans, apresentando o Registro de Ocorrência. Caso optem por requerer a segunda via no Posto Digital será preciso pagar o Duda do serviço.

O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio. Condutores com a última CNH emitida em outro estado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento. Para obter a segunda via da CNH não é necessário fazer exame médico.

Conheça o Posto Digital

O Posto Digital está disponível no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Posto Digital Detran.RJ, que pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais – lojas Android e IOS. Foi lançado pelo Detran.RJ em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos.

Além da segunda via, também já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da CNH. Neste caso, o usuário terá de comparecer ao posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – e, depois, para pegar o documento. Pelo Posto Digital, o usuário também pode obter o documento de licenciamento anual de seu veículo, verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito, entre outras coisas. Para acessar o Posto, é necessário ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.


Passo a passo para requerer a Segunda Via de CNH no Posto Digital:

1 – Pagar o Duda de Segunda Via de CNH (Código 214-3), obtido no site do Bradesco;
2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br) ou no aplicativo de celular, e clicar na aba Habilitação;
3 – Clicar na aba ‘Segunda Via da CNH - Solicitar’;
4 – Indicar o motivo de sua solicitação: extravio, rasura, roubo ou furto, etc;
5 – No caso de roubo ou furto, confirmar se quer continuar a fazer pelo Posto Digital;
6 - Informar o número do Duda pago;
7 – Conferir os Dados Biográficos registrados no sistema e confirmar a veracidade deles;
8 – Conferir o endereço e o CEP de residência registrados no sistema;
9 – Informar a unidade do Detran onde deseja retirar a CNH impressa;
10 – Confirmar a solicitação de Segunda Via marcando ‘Sim’;
11 – Concluir o processo clicando em ‘Solicitar’;
12- Aguardar o processamento biométrico online;
13 – Imprimir o Formulário Renach, com os dados de seu pedido;
14 – Após 7 dias úteis, buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar