Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Altas temperaturas no Rio podem provocar variação de consumo e aumentar a conta de energia elétrica

quinta-feira, janeiro 25, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Férias escolares e mudança nos hábitos de consumo da energia elétrica em dias quentes podem resultar na variação de preço das contas de luz. No geral, o gasto de energia elétrica está relacionado com a quantidade de tempo que uma pessoa utiliza aparelhos elétricos com determinadas potências, puxando mais carga e alterando o medidor.

Um aparelho de ar condicionado, por exemplo, que fica ligado 10 horas por dia, gasta em média, durante 20 dias, 116,8 kWh. Já um TV (modelo Led de 40 polegadas) ligada durante quatro horas, por 30 dias, tem o gasto de consumo de 10,8 kWh.

“Neste período do ano é muito comum o aumento de energia elétrica em função da elevação da temperatura. A gente acaba usando mais ar condicionado e ventilador. Também temos as férias escolares e mais gente em casa por mais tempo, como crianças vendo televisão ou jogando videogame”; explica a gerente de Relacionamento com Grandes Clientes da Light, Laís Tovar.

Saiba como driblar os vilões da conta de luz

Para que o cliente não fique surpreso com o valor da conta, a Light preparou uma lista com dicas de economia que podem ajudar os a consumir energia de forma eficiente e ainda contribuir com a preservação dos recursos naturais.

Aparelhos eletrônicos: ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), assista à televisão junto com a família e desligue a TV, rádios e vídeo games quando ninguém estiver usando. O modo stand by (aparelho ligado na tomada) indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido.

Ar condicionado: tomando como base a utilização de um ar condicionado de 9.000 BTU, durante o período de 8hrs/dia, o consumo do equipamento, no mês, pode equivaler a 50,69% da residência. Mantenha o filtro sempre limpo e o termostato regulado. A potência do ar (BTUs) deve ser adequada ao tamanho do ambiente. Mantenha portas e janelas bem fechadas ao usar o aparelho. Proteja a parte externa da exposição ao sol e não bloqueie a grade de ventilação. Ao sair do ambiente, desligue o aparelho.

Iluminação dentro de casa: substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem até 75% a menos e duram mais. Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

Geladeira: não deixe as portas de geladeira e/ou freezer abertas e evite abri-las várias vezes. Tire e guarde alimentos de dentro da geladeira de uma só vez. Não forre as prateleiras da geladeira, pois dificulta a circulação do ar. Importante: a prática de secar roupas na parte traseira da geladeira sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo de energia.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar