Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

A Redução da SELIC e a Reserva de Emergência

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada

Nos últimos meses, testemunhamos uma queda na taxa SELIC, uma mudança significativa que impacta diretamente os investidores, especialmente aqueles que destinam parte de seus recursos para a reserva de emergência. Com a SELIC reduzida de 13,75% (ago/2022) para 11,25% (jan/2024) pelo Copom, surgem inquietações sobre a rentabilidade dessas aplicações essenciais para a segurança financeira.

O analista de investimentos da Money Wise Research, Ivan Eugênio, explica que é fundamental compreender que a reserva de emergência não é destinada a maximizar ganhos, mas sim nos proteger contra imprevistos, como o próprio nome sugere. Nesse contexto, a dúvida passa a ser onde alocar esses recursos de forma equilibrada e segura. Ivan dá algumas dicas:

Tesouro SELIC: A Segurança do Investimento Público

“O Tesouro SELIC é uma opção sólida, proporcionando liquidez, baixa volatilidade e respaldo do governo federal. Mesmo com a redução da SELIC, ainda se mantém como uma alternativa atrativa para quem busca estabilidade em tempos de incerteza econômica”, diz o analista.

CDBs de Grandes Instituições e Liquidez Diária

Para Ivan, CDBs de instituições financeiras renomadas, que oferecem ao menos 100% do CDI, representam uma alternativa interessante. Em algumas instituições, inclusive, o investidor consegue ter acesso ao capital até mesmo nos finais de semana, proporcionando uma boa segurança.

Fundos Simples com Taxa Zero

“Para os investidores que buscam comodidade, os fundos simples com taxa zero de administração tornam-se uma escolha atraente. Esses fundos eliminam a preocupação com o reinvestimento, proporcionando uma solução prática e eficiente para a gestão da reserva de emergência. Infelizmente, não são muitas as corretoras que oferecem tais aplicações, sendo que muitas estão limitando o valor que podemos alocar”, pontua o analista da MW Research.

Em meio às mudanças nas taxas de juros, a chave para a alocação eficiente da reserva de emergência está na proteção contra imprevistos. Ao escolher ativos líquidos, pouco voláteis e seguros, os investidores podem assegurar não apenas a preservação do capital, mas também a tranquilidade necessária para enfrentar os desafios financeiros inesperados.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar