Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita analisa medidas de prevenção a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada


Na tarde da quarta-feira, dia 31 de janeiro, a sala de reuniões da prefeitura foi palco de um encontro para a análise de medidas que buscam identificar, monitorar e prevenir arboviroses em Mesquita. Alguns pontos abordados foram a notificação dos casos, bloqueio de transmissão, levantamento do fluxo de ações e a atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). A reunião contou com a participação de equipes das vigilâncias ambiental, epidemiológica e sanitária, além de profissionais de Planejamento Estratégico e das secretarias municipais de Saúde e Governança.

“Já realizamos algumas pesquisas sobre essa questão, mas a ideia é promover outras que complementem o estudo. Precisamos visar as melhores estratégias para combater as arboviroses em Mesquita, que são doenças infecciosas causadas por vetores, como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, frisa o coordenador do departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Sérgio Vigas. Enquanto isso, profissionais de Planejamento Estratégico da prefeitura colheram dados para implementar no Portal da Transparência do município. Essa é uma forma de digitalizar os processos e tornar a gestão clara e objetiva.

Nesse trabalho, a população é uma grande aliada, já que pode atuar como agente de transformação. Para evitar a reprodução dos vetores, o papel dela é manter as caixas d’águas sempre limpas e bem fechadas, cobrir os pneus guardados, trocar a água dos animais e lavar o recipiente com frequência, colocar areia nos pratos sob os vasos de plantas, manter garrafas e baldes virados para baixo, tratar piscinas e fontes sempre que possível, entre outras ações.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar