Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos de colégio estadual de Magé vão transformar mais de uma tonelada de resíduos orgânicos em energia limpa

sexta-feira, março 01, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Sandra Barros/Seeduc-RJ

Na busca por soluções ambientalmente conscientes e sustentáveis, alunos e professores do Ciep 441 - Mané Garrincha, em Magé, na Baixada Fluminense, deram um passo revolucionário ao implementar um biodigestor na escola. O projeto pioneiro, realizado em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dará destino certo para 1,5 tonelada de rejeitos de cozinha anual, como sobras de alimentos, cascas de legumes, matéria orgânica, entre outros. Como resultado, o equipamento irá produzir uma fonte de energia limpa, o biogás, que será reaproveitado como gás de cozinha e também o biofertilizante, que poderá ser usado na horta da escola.

A unidade é uma Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades - E-Tec, e já possui ações voltadas ao tema. Agora, o novo projeto batizado de “Vamos dar um Gás”, que tem cunho pedagógico, mobilizou os estudantes nesta quinta-feira (29/02), durante a instalação do equipamento, que em breve será operado por eles nas aulas de sustentabilidade, uma iniciativa que demonstra o potencial transformador da educação aliada à tecnologia.

Para a aluna Catarina Santana, o projeto sustentável tem potencial para ser levado para fora da sala de aula. “Foi incrível ver o biodigestor de perto. Ele não é importante apenas para a escola, mas também para a sociedade. Eu mesma quero ter uma na minha casa, afinal, além de destinar corretamente o lixo orgânico, a gente ainda economiza na compra do gás — afirmou a estudante da 2ª Série do Ensino Médio.

Com o biodigestor operando plenamente, os alunos e professores poderão monitorar de perto todo o processo de produção de biogás, desde a coleta dos resíduos orgânicos até a produção final. O professor Neuber Nogueira, um dos responsáveis pela área ambiental, destacou que essa é mais uma ação de sustentabilidade da escola. Ele afirma que são vários projetos nesse sentido e que o trabalho é muito importante, afinal estão motivando os alunos para tomarem ações parecidas. Ainda de acordo com ele, 2024 trará mais ações como essa para a escola.

O diretor-adjunto da unidade, professor Sidney Cardoso, disse que o equipamento representa um grande avanço no caminho da escola rumo à sustentabilidade. “Ele será cuidado pela equipe técnica da UFRJ e operado por nossos alunos ao longo do ano. O debate sobre o meio ambiente está em alta, como deve ser, e para os alunos é uma forma de ver como a sustentabilidade pode ser viável até mesmo em um ambiente escolar — afirmou o docente.

O arquiteto urbanista, responsável pela instalação, Thiago Óscar, destacou que a ideia é demonstrar que resíduos que poderiam estar poluindo o meio ambiente podem ser transformados em recursos, como o biogás para cozinhar e o biofertilizante para irrigar a horta.

A instalação do biodigestor no Ciep E-Tec 441- Mané Garrincha também se tornou uma ferramenta educacional valiosa, integrando conceitos de Química, Gestão de Resíduos Orgânicos, Empreendedorismo e Sustentabilidade no currículo escolar. A unidade agora caminha a passos largos rumo a um futuro mais verde e mais consciente, mostrando que pequenas ações podem ter um impacto significativo quando se trata de preservar o planeta para as gerações futuras.

 TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

SEGUE TAMBÉM NOSSO TIKTOK AQUI 
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar