Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Missão da Marinha francesa ao Brasil reforça a importância de parcerias entres os países

quarta-feira, abril 17, 2024

/ by Jornal Destaque Baixada
Evento, no Rio de Janeiro, marcou a chegada da Missão Jeanne d’Arc (Foto: SGB/Divulgação)

A chegada ao Rio de Janeiro da Missão Jeanne d’Arc, da Marinha Nacional da França, é uma oportunidade de fortalecer laços diplomáticos e ampliar diálogos sobre projetos estratégicos, inclusive no campo das geociências. É o que avalia o assessor de Assuntos Internacionais (Assuni) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Rafael Duarte, que representou o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, em evento realizado nesta terça-feira (16), a bordo do navio porta-helicópteros anfíbio (PHA) Tonnerre.

“Com ações estratégicas como estas, seguimos fortalecendo os laços entre o Brasil e a França. Temos um histórico de parcerias frutíferas em diversos âmbitos, incluindo o político, econômico, cultural e científico”, disse o Assuni.

Na cerimônia que marcou a chegada da missão francesa ao país, Duarte apresentou projetos desenvolvidos pelo SGB, em especial o Ouro Brasil, que contribui para identificar as origens do ouro existente em território nacional e, dessa forma, combater a mineração ilegal. “Essa ação está alinhada a um dos propósitos da Missão Jeanne d’Arc, que é combater ilícitos internacionais, a exemplo do contrabando internacional de ouro”, ressaltou.

Parcerias internacionais estratégicas

Rafael Duarte enfatiza que o SGB já possui pesquisas e projetos em comum com instituições científicas de referência, como o Serviço Geológico Francês (BRGM). “Estamos em vias de finalizar as negociações para assinatura de um acordo de cooperação técnica que permitirá o desenvolvimento conjunto de projetos, começando pelas atividades em torno da identificação de recursos minerais estratégicos e na busca por soluções para a descarbonização da economia”.

O assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte, participou do evento, representando o diretor-presidente Inácio Melo, a convite da Embaixada da França no Brasil. De acordo com Duarte, cada vez mais o SGB vem consolidando presença no cenário internacional e abrindo novas oportunidades de parcerias. “Esse convite é resultado da nossa crescente inserção internacional e das interações com instituições governamentais estrangeiras, que estamos construindo para execução da agenda de cooperação internacional que atenda aos interesses de nossas diretorias e do nosso planejamento estratégico”.

Missão Jeanne d’Arc

A missão Jeanne d’Arc tem o objetivo de oferecer treinamento prático avançado para cadetes navais (futuros oficiais) da Marinha Nacional Francesa, em países estratégicos. Durante a missão, também são realizadas operações conjuntas com outras marinhas, participação em exercícios militares e contribuições para a segurança marítima do país.

As atividades ocorrem nos navios porta-helicópteros anfíbio (PHA)Tonnerre e Fragata Ligeira Furtiva (FLP) Guépratte. Nesta edição de 2024, as embarcações passam por países das Américas do Sul e do Norte, com o intuito de fortalecer laços diplomáticos, promover a cooperação internacional e reafirmar a presença francesa em regiões de importância econômica, ambiental e de segurança.

No Brasil, os navios passam por Rio de Janeiro e Belém. Outros países das Américas receberão a missão em 2024, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Canadá, além da região do Caribe.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar