Nesta sexta-feira (16 – 05) é comemorado o Dia do Gari, profissional responsável pela limpeza e conservação das ruas e prédios. Para lembrar a data, o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, junto com o secretário de Serviços Públicos Christiano Pontes, promoveu um café da manhã com os profissionais responsáveis pela limpeza do município. A Prefeitura conta atualmente com 466 garis para coletar cerca de 500 toneladas de lixo por dia.
Habituado a se confraternizar com os garis desde 2009, quando era secretário de Serviços Públicos, o prefeito enalteceu o trabalho dos garis e anunciou uma gratificação de 20% para os profissionais, incluindo trabalhadores braçais.
Respeito à categoria
O prefeito disse que quando foi secretário de Serviços Públicos aposentado por gratificação para garis e trabalhadores braçais “Sempre participo das comemorações do Dia do Gari, pois é uma categoria que tem o meu respeito que colabora para o progresso do município. Muitos de vocês trabalharam comigo quando fui secretário. Sou nascido e criado em Belford Roxo e quero um município melhor. Por isso estou trabalhando para melhorar a saúde, a educação, entre outras áreas, além de garantir o direito de ir e vir da população. Espero que a gratificação ajude vocês”, finalizou Canella.
Gari comemora o anúncio da gratificação
Atuando há mais de 20 anos, Jéferson Dória, 56 anos, frisou que Márcio Canella sempre participou dos eventos da categoria, desde quando era secretário de Serviços Públicos. Ele gostou de saber que o prefeito dará uma gratificação de 20% para os garis e trabalhadores braçais. “O prefeito está valorizando o nosso trabalho e isso nos dignifica”, disse Jéferson ao lado do colega Joel. A dupla trabalha mantendo a conservação da Praça de Heliópolis.
Chefe de gabinete é homenageado
Durante o café da manhã, o chefe de gabinete Marcelo Canella, que faz aniversário nesta sexta-feira (16-05), foi surpreendido pelo prefeito que suspendeu os prêmios. O chefe de gabinete ganhou até um bolo.
Participaram também do café da manhã o presidente da Câmara Municipal, Markinhos Gandra, e o vereador Dudino.
Como surgiu o termo gari
Em 1876, o francês Pedro Aleixo Gary fundou a primeira empresa de coleta de lixo, que ficou responsável pela coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro. Mais tarde, o “y” de Gary foi substituído involuntariamente pelo “i” e a palavra gari se popularizou.