Neste sábado (24), a Prefeitura de Paracambi, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou no bairro Guarajuba uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a nova sede do Conselho Tutelar do município. Dois grandes equipamentos que fortalecem a rede de proteção social e ampliam o acesso da população a serviços essenciais.
A nova unidade do CRAS é uma das apostas da gestão do prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) para descentralizar os serviços públicos e aproximá-los das regiões que mais crescem na cidade. “Queremos que bairros como Guarajuba e Bom Jardim se tornem modelos de desenvolvimento urbano e social em nossa cidade”, afirmou o prefeito. Durante a cerimônia, o secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano, relembrou que o primeiro CRAS do município foi inaugurado em sua gestão como prefeito. Ele destacou a importância de investir continuamente em políticas de assistência: “É um orgulho estar aqui em um bairro que ajudamos a construir e ver que obras de melhorias e assistência social estão chegando para trazer cada vez mais dignidade para o nosso povo.”
Com mais de 30 programas vinculados ao governo federal, o CRAS atua como porta de entrada para políticas públicas voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade. A nova unidade, instalada em um dos bairros que está em maior desenvolvimento na cidade, facilitará o acesso aos serviços, benefícios e atendimentos especializados.
Além do CRAS, a nova sede do Conselho Tutelar também foi entregue à população com uma estrutura mais adequada garantindo melhores condições de trabalho para os conselheiros e mais agilidade no atendimento das demandas envolvendo crianças e adolescentes do município. As duas novas unidades representam avanços significativos para Paracambi no fortalecimento da rede de proteção social e garantia de direitos. Elas refletem o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral da população, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade e das crianças e adolescentes.