Nesta quinta-feira, 14 de agosto, a data marca os quatro meses do Hospital Municipal do Coração São José (HMCOR), primeira unidade pública especializada em cardiologia da região. Nesse período, o HMCOR contabiliza mais de 1.000 procedimentos realizados, superando as expectativas no atendimento aos pacientes regulados.
Os números alcançados, que incluem mais de 560 procedimentos de cateterismos e mais de 370 angioplastias realizados, comprovam a importância da unidade de cardiologia não só para o município, mas também para todos os pacientes que aguardam encaminhamento pelo sistema de regulação estadual.
Funcionando em sistema de plantão 24 horas, o hospital municipal dispõe de serviços como hemodinâmica, tomografia computadorizada e ecocardiografia, além de procedimentos como cateterismo, implantação de stents e colocação de marca-passo. Com capacidade para 123 leitos, distribuídos entre CTI, enfermarias e salas de pré e pós-procedimentos, a unidade conta ainda com seis salas cirúrgicas, incluindo estruturas para cirurgias cardíacas. Outra novidade a ser implementada, em breve, são os procedimentos como ponte de safena e cirurgias de válvulas.
O HMCOR também se destaca por ser a primeira unidade da rede pública no Estado a contar com o equipamento Tecnologia IVUS-NIRS, que faz imagem intravascular coronariana, mapeando as artérias e identificando placas que impedem e/ou dificultam a passagem do sangue para o coração.
O Hospital Municipal do Coração São José (HMCOR) está localizado na Rua Nobre de Lacerda – Vila Flávia - primeiro distrito – DC.