Em mais uma ação da "Operação Torniquete", policiais civis da 67ª DP (Guapimirim) prenderam três homens envolvidos em roubo, receptação e adulteração de veículo automotor. Eles foram capturados em endereços de Guapimirim e em Belford Roxo, após trabalho de inteligência da unidade.
As investigações começaram a partir de um assalto que aconteceu em abril deste ano, no bairro Jardim Guapimirim, em Guapimirim. Na ocasião, a vítima chegava em casa e foi abordada de forma violenta por um dos criminosos. Armado, ele subtraiu o veículo de cor vermelha. O mesmo foi capturado nesta quinta-feira (21/08).
Após diligências, um dos envolvidos foi identificado, localizado e preso. Durante a operação, surgiram novas informações sobre a participação de um segundo homem, apontado como coautor, financiador, responsável pelo planejamento do crime e pela adulteração do veículo. Com base nessas informações, a autoridade policial representou pela sua prisão preventiva. Ele foi preso também nesta quinta em Guapimirim.
O carro roubado foi localizado já adulterado, pintado de branco e com placas clonadas. Ele foi localizado na oficina de um terceiro envolvido, em Belford Roxo. Ele foi preso em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. No local, foi constatada ainda a instalação de um motor com numeração suprimida em outro veículo, reforçando sua atuação ilícita.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 600 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em mais de R$40 milhões. As ações são contínuas e já ultrapassam R$70 milhões em bloqueio de bens e valores.