Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Hospital do Andaraí reabre setores que estavam fechados há mais de 20 anos no Rio

quinta-feira, setembro 18, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, visitou nesta quinta-feira (18) as obras de reforma do Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte, e inaugurou os primeiros novos leitos. A modernização faz parte de um plano de reestruturação da saúde pública, com investimento de R$300 milhões custeado pelo governo federal. A enfermaria do décimo andar, que estava desativada há 21 anos, voltou a ativa com 23 leitos de internação. Já o ambulatório fechado há 14 anos, também voltou a funcionar com 21 consultórios e capacidade para receber até 450 pacientes por dia, de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura assumiu a gestão do hospital a pedido da União, que solicitou a administração municipal também do Hospital Cardoso Fontes. A meta é que, até o primeiro trimestre de 2026, o Andaraí esteja totalmente revitalizado, com 450 novos leitos e ampliação dos serviços ambulatoriais.

Atendimento para todo o estado

Com vocação estadual, o hospital atende não apenas a capital, mas pacientes de todas as regiões do Rio de Janeiro. A reforma reforça a rede de saúde de todo o estado, garantindo acesso a um atendimento moderno e de qualidade para fluminenses de diferentes municípios.

Experiência em gestão hospitalar

Durante a visita, Paes destacou a parceria com o governo federal e lembrou de experiências anteriores, como a incorporação dos hospitais Pedro II, Albert Schweitzer e Rocha Faria em momentos de crise, o que conferiu à Prefeitura know-how na administração de grandes unidades.

Transformação da unidade

A obra no Andaraí é uma das maiores intervenções em saúde já realizadas no Rio. Além da modernização estrutural, prevê melhorias na emergência, ampliação de áreas críticas e novos serviços. O novo ambulatório e os primeiros leitos já começam a atender a população.

Parceria institucional

O custeio das obras permanece com o governo federal, enquanto a Prefeitura assume a gestão plena. Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a entrega marca um avanço na descentralização da rede e amplia a capacidade de atendimento.

Com os primeiros leitos em funcionamento e as obras em ritmo acelerado, Eduardo Paes reforça seu compromisso de reestruturar a rede pública de saúde e projeta um futuro mais digno para usuários do SUS em todo o estado do Rio de Janeiro.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar