Policiais civis da 52ª DP (Nova Iguaçu) deflagraram, nesta segunda-feira (29/09), uma operação contra uma quadrilha de milicianos que extorquia e ameaçava comerciantes no Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Durante a ação, três foram presos, entre eles, um policial Militar, acusados de extorsão e associação criminosa.
De acordo com as investigações, os homens entravam em estabelecimentos comerciais, longe de áreas exploradas por organizações criminosas, e exigiam dinheiro dos donos. Os milicianos ainda ameaçavam explodir as lojas, caso não recebessem o valor solicitado. Em um dos casos, a quadrilha ainda tentou tomar uma loja de roupas e chegou a agredir o proprietário com coronhadas na cabeça.
O chefe da quadrilha havia sido preso no dia 7 de setembro. Nesta segunda, dando prosseguimento às investigações, os agentes cumpriram três mandados de prisão temporária contra integrantes da quadrilha. As investigações continuam para identificar novas vítimas e demais integrantes do grupo.