Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Polícia fecha gráfica do crime estruturada para falsificação de documentos em Belford Roxo; Alvo era idosos e pensionistas

quarta-feira, outubro 22, 2025

/ by Jornal Destaque Baixada

A Polícia Civil desmantelou, nesta terça-feira (22/10), uma gráfica clandestina que funcionava como um centro de produção de documentos falsos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O esquema criminoso tinha como principais vítimas idosos e pensionistas.

A ação, realizada pela Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), resultou na prisão em flagrante de dois homens por estelionato e falsificação de documentos públicos. A investida faz parte do "Dia D" da Operação Virtude, uma iniciativa nacional de combate à violência e fraudes contra pessoas idosas.

Criminosos pegos em plena atividade

Após um intenso trabalho de inteligência e monitoramento, agentes da Deapti surpreenderam os criminosos em plena atividade dentro do imóvel. No local, eram fabricadas carteiras de identidade, comprovantes e diversos outros documentos adulterados.

Foram apreendidos:

Impressoras e computadores
Papéis de segurança e selos
Matrizes utilizadas nas falsificações
Líder do esquema estava em prisão domiciliar

Um dos presos é um criminoso de alta periculosidade que já havia sido condenado a 21 anos de prisão em 2022 por fraudes milionárias contra pensionistas do INSS, em uma operação da Polícia Federal. Apesar de estar em prisão domiciliar, ele continuava cometendo os delitos.

As investigações apontam que o esquema pode ter ligações com o crime organizado interestadual. O criminoso é irmão de uma das lideranças da facção Primeiro Comando Puro (PCP). O segundo capturado na operação possui 14 anotações criminais pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos.

A Operação Virtude, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no Rio de Janeiro, continua as investigações para determinar a extensão do esquema, identificar possíveis vínculos com outras organizações criminosas e localizar os destinatários dos documentos falsificados.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar